Todo mundo vai ao médico pelo menos uma vez ao ano, algumas pessoas costumam frequentar o consultório com mais frequência do que outras, seja no consultório público ou em um consultório particular. Ao chegar no local da consulta uns minutos antes do horário marcado o pacientes se deparam com o dilema: esperar pelo médico.
É muito comum que os médicos se atrasem com frequência, pois estão sempre com a agenda cheia e qualquer imprevisto pode acarretar em atrasar todas as consultas do dia. Mas imagine, poucas pessoas procuram um médico por hábito, elas procuram por que realmente estão precisando, porque estão doentes e ninguém merece ficar doente e ainda ter que esperar um longo tempo para ser atendida.
A maioria dos atrasos não ocorre por negligência médica ou por falta de consideração com os pacientes, mas sim por falta de planejamento e de organização. Para deixar seus clientes satisfeitos, está na hora de começar a diminuir os atrasos, para isso, não tem muito segredo, veja algumas dicas:
Organização da agenda
A grande causadora de atrasos sempre vai ser uma agenda desorganizada, não agende mais pacientes por dia do que é possível consultar, deixe intervalo entre as consultar para caso ocorra algum imprevisto, esse intervalo vai servir como uma margem de erro e irá evitar que você prejudique o resto do seu dia.
Uma forma de deixar essa organização da agenda mais profissional e agilizada para a marcações de consultas, o ideal seria utilizar um software para gestão de clinica, que além de organizar sua agenda, irá organizar outros setores da sua clinica médica, como a parte financeira.
Conheça o seu tempo
Se além da clinica, o médico atende hospitais e postos de saúde, é preciso ter conhecimento total da própria rotina para não prejudicar a agenda do consultório, comece a cronometrar o tempo que você leva para cada consulta, quais casos levam mais tempo, quais pacientes precisam de mais atenção, e só exceda o tempo da consulta em casos graves. Calcule também o tempo que você leva para ir de casa até o consultório, quanto mais controle você tem dos seus horários, menor será a chance de deixar seus pacientes esperando.
Muitos atrasos não podem ser evitados e quando acontecerem, cabe ao médico explicar o motivo do atraso ao paciente e pedir suas sinceras desculpas, apenas de que com a ajuda dessas duas dicas a maioria dos atrasos vão diminuir. Não esqueça de que em alguns dias será necessário contar com jogo de cintura para não deixar as pessoas esperando, sugerindo uma consulta extra ou exames adicionais, além disso, leia nosso post sobre “Como cativar seus pacientes e conseguir mais consultas” pois, se seu cliente for fiel, irá intenderá seus motivos pelos atrasos.