
Se você, assim como outros profissionais da saúde, imagina que a jornada do paciente começa na primeira consulta médica, se enganou. O caminho percorrido ANTES de chegar até seu consultório também conta e é uma das fases cruciais que culminam na fidelização das pessoas e bons resultados da sua clínica. E não estamos falando apenas de resultados financeiros, mas da reputação geral da sua equipe, que irá atrair mais e mais pacientes, levando – é claro – ao retorno financeiro.
A jornada do paciente se parece muito com o caminho percorrido por clientes no mundo dos negócios, desde a fase de reconhecer que há uma dor (problema) a ser resolvida, até finalmente o fechamento da venda (consulta ou procedimento na clínica) e, por fim, a fidelização.
Então, para entender melhor o que é essa jornada do paciente e o que acontece em cada etapa dela, continue a leitura, porque separamos as 7 principais fases desse caminho! Confira:
1- Fase inicial: descoberta do problema
A primeira fase da jornada do paciente acontece quando ele começa a perceber sintomas ou sinais – físicos, emocionais ou cognitivos – e conversa com pessoas de confiança a respeito, na busca “do que pode ser”. Algumas pessoas até mesmo fazem pesquisas na Internet para ter uma ideia melhor do que estão sentindo e então saber qual especialidade da saúde é a melhor opção para atendê-las, seja um cardiologista, psiquiatra, gastroenterologista, dermatologista, etc.
2- Busca por diagnóstico
Na busca por um diagnóstico e de acordo com seus sintomas, aqui o paciente tem mais clareza sobre a especialidade que deve procurar. E nessa etapa da jornada faz pesquisas sobre os profissionais disponíveis na sua cidade ou região, até sentir confiança o suficiente para agendar uma consulta. Por isso é mais do que indispensável facilitar o trabalho do paciente para te encontrar, seja por meio das redes sociais, Google ou recomendação de outros pacientes. Levar o paciente a compreender que você é a melhor escolha que ele pode fazer não é mais um diferencial, e sim questão de sobrevivência.
3- Diagnóstico
Este estágio da jornada do paciente, é o momento em que o profissional da saúde irá solicitar exames de sangue, de imagem, além do exame clínico, envolvendo uma anamnese de qualidade e exames físicos, quando necessário. Dessa forma, tanto médico quanto paciente terão dados mais concretos sobre a queixa inicial e saberão qual doença ou condição deve ser tratada.
4- Planejamento do tratamento
Com resultados dos exames em mãos e diagnóstico feito, médico e paciente irão discutir as opções de tratamento, seja com medicamentos, psicoterapias ou fisioterapias, intervenções cirúrgicas, mudanças no estilo de vida, dentre outros. É importante que nesta etapa o cuidado seja centrado no paciente, de modo que a pessoa sob os cuidados curativos seja ativa no processo, promovendo maior autonomia e participação ativa e levando a resultados mais positivos do tratamento.
5- Monitoramento e acompanhamento
Mesmo que se trate de intervenções mais tranquilas, é crucial que o paciente sinta que não está sozinho na sua trajetória. Por isso, a equipe do seu consultório ou clínica pode fazer simples verificações sobre a evolução no uso dos medicamentos ou resultados das terapias, por exemplo. São gestos pequenos que irão dar abertura para tirar dúvidas ou compartilhar informações significativas para a recuperação e que contribuem para a confiança que a pessoa sentirá tanto no médico quanto na equipe toda.
6- Suporte psicológico e emocional
Em casos mais complexos, como na luta contra o câncer ou outras doenças mais graves, é crucial trabalhar para tratar não apenas da doença, mas da pessoa doente. E isso significa levar em conta os aspectos emocionais e psicológicos do paciente, encaminhando-o para o acompanhamento adequado de uma equipe multiespecializada. Mas cuidado: a troca de informações entre os profissionais envolvidos precisa ser clara para otimizar o tratamento e promover consistência e planos bem coordenados.
7- Manejo a longo prazo
Durante toda a jornada do paciente, esta fase funciona como a extensão da etapa de acompanhamento. Não se tratando de doenças ou condições crônicas, os profissionais da saúde monitoram o paciente até sua completa recuperação. Mas para casos crônicos, o médico e sua equipe acompanham o paciente para manter o controle da doença, dos sintomas e promover o bem-estar geral da pessoa, além de incentivar os check-ups nos períodos adequados.
Como a tecnologia te ajuda a promover a melhor jornada do paciente?
A gente sabe que para dar conta de cada fase que seu paciente vai percorrer, apenas o médico ou outro profissional da saúde sozinho não será possível. Por isso, contar com um sistema inteligente que armazena não só informações básicas de prontuário, mas é personalizado ao funcionamento da sua clínica vai transformar o dia a dia da sua equipe.
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