A adesão ao tratamento acontece quando o paciente adere aos medicamentos prescritos e demais procedimentos/comportamentos recomendados pelo seu médico, no qual abrange horários corretos, doses e tempo de tratamento. A partir disso, o indivíduo terá mais chances de obter êxito no cuidado de suas enfermidades, garantido mais qualidade de vida no seu dia a dia. Contudo, para que isso seja possível, é preciso orientar corretamente os pacientes sobre a importância de realizar todas as recomendações médicas a fim de garantir uma melhora da saúde.
Para descobrir como melhorar a adesão do paciente ao tratamento em sua clínica médica, não deixe de conferir todas as dicas a seguir! Boa leitura!
Reduzir custos
O primeiro passo para garantir que o paciente tenha adesão ao tratamento, é reduzir os custos. Ou seja, pense em oferecer programas de descontos para os seus pacientes. Dessa forma ele se sentirá mais estimulado a realizar os procedimentos médicos.
Além disso, também é importante fazer substituições de medicamentos de marca por outros genéricos de menor custo e que tenham o mesmo efeito. Outra opção é oferecer convênios com farmácias que permitem descontos em algumas medicações, por exemplo.
Orientar sobre a rotina médica
Informar o paciente como é realizada a rotina médica é fundamental para que ele tenha confiança no tratamento que está sendo realizado pelo profissional de saúde. Por isso, tente tirar o máximo de dúvidas possíveis das pessoas sobre os procedimentos médicos e os motivos pelos quais elas precisam seguir as orientações que você está transmitindo.
Você também não deve esquecer de orientar os clientes sobre sua rotina de medicação, os horários que devem ser seguidos, a forma de administrá-los, etc. Uma boa dica é informá-los que é possível agrupar os remédios e comprimidos sempre no mesmo lugar para não esquecer de tomar.
Usar lembretes no celular
Sabemos que, durante a consulta médica, é fundamental informar as pessoas sobre a importância de seguir corretamente o tratamento recomendado. Mas, além disso, também é preciso lembrar os pacientes de colocar lembretes sonoros no celular para que eles consigam seguir todas recomendações médicas, seja para tomar comprimido ao meio-dia, para comparecer na quarta-feira de manhã no consultório etc.
Esses lembretes são uma ótima estratégia para garantir a adesão ao tratamento. E, a boa notícia é que a clientela pode fazer isso de forma gratuita tanto por aplicativos, quanto pelo próprio calendário do smartphone. O que facilita a vida do médico e do cliente.
Fazer essas orientações para os pacientes, é fundamental conseguir melhorar adesão ao tratamento na sua clínica. As pessoas que seguem todas as recomendações médicas, tendem a garantir diversos benefícios na recuperação da sua saúde. Isso porque evitará que os indivíduos abandonem os tratamentos pela metade e acabem agravando seu quadro clínico. Além disso, as recomendações podem ser fundamentais para evitar que, em um futuro próximo, o paciente precise de doses mais altas de medicação, acarretando em maiores custos para o consultório e para as pessoas que precisam de atendimento médico.
Agora que chegamos ao fim de mais um artigo, que tal curtir nossa página no Facebook e descobrir outras dicas para a área médica? Não perca essa oportunidade!