Atendimento automatizado: entenda a importância dele para sua clínica

Não há dúvidas: o setor das clínicas médicas, na área da saúde, é um dos mais competitivos, com novas marcas especializadas firmando-se no mercado a cada dia. Mas para aprimorar os seus serviços, é importante estar atento às novidades científicas e tecnológicas, como o atendimento automatizado, que revoluciona o tratamento dos pacientes no consultório.

Pensando nisso, este texto explica o que é e como funciona o atendimento automatizado em clínicas médicas. O artigo detalha quais são os principais benefícios dessa tendência para médicos, como a agilidade para atender os pacientes, a redução de custos fixos e a padronização da sua estratégia de comunicação.

Continue a leitura e descubra mais informações!

O que é e como funciona o atendimento automatizado?

O atendimento automatizado não substitui o trabalho de profissionais de saúde, mas otimiza outras atividades no consultório. O serviço é feito por meio de softwares, apps ou outras plataformas.

Dessa maneira, a tecnologia padroniza o atendimento aos pacientes, desde a marcação de consultas até o armazenamento de prontuários médicos, passando pela recepção personalizada das pessoas.

Quais são os principais benefícios do atendimento automatizado?

Até aqui, você já sabe o que é e como o atendimento automatizado é realizado em um consultório médico. Mas a dúvida que fica é: por que apostar nessa tecnologia hoje?

Agilidade no atendimento

Apostar no atendimento automatizado facilita bastante o agendamento dos pacientes, desburocratizando esse primeiro contato com o consultório. A tecnologia calcula exatamente o período de cada consulta, fazendo ajustes em caso de atrasos, faltas e remarcações.

Por outro lado, o sistema armazena os prontuários técnicos, agilizando a consulta médica a partir do arquivamento digital do histórico de saúde dos pacientes.

Redução de custos

Os softwares para automatização do atendimento nas clínicas médicas podem substituir alguns serviços humanos nesse segmento (como o agendamento e a remarcação manual de consultas e a gestão financeira básica), o que acarreta, a médio e longo prazo, uma significativa redução de custos fixos no consultório.

Padronização da comunicação

Outro benefício é a padronização da estratégia de comunicação da marca. Os sistemas automatizados têm uma maneira padrão de agendar consultas, evitando falhas humanas e operacionais, como a marcação de dois pacientes no mesmo horário.

O sistema informatizado também permite que sejam feitas respostas personalizadas, contribuindo para fidelizar os pacientes e deixá-los mais satisfeitos com o atendimento.

Em todo caso, para implantar essa tecnologia na sua clínica médica especializada, é preciso investir em softwares, como o OnMed, que permitem automatizar tanto os agendamentos e as faltas dos pacientes quanto o registro de prontuários e informações administrativas.

Neste texto, você descobriu o que é e por que investir no atendimento automatizado, responsável por realizar o agendamento online de consultas, emitir prontuários eletrônicos e facilitar a gestão financeira do consultório. A solução representa uma economia significativa nos custos fixos e padroniza a estratégia de comunicação da clínica.

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