Na maior parte dos estabelecimentos, sejam clínicas, consultórios, laboratórios ou hospitais, há uma hierarquia no atendimento que prioriza não só pacientes de emergência, mas também certos grupos, como idosos, gestantes, pessoas com deficiência, entre outros.
Certamente você já deve ter ouvido falar sobre atendimento preferencial, mas será que você realmente conhece os detalhes acerca desse direito assegurado por lei?
Neste artigo, vamos explicar o que é o atendimento preferencial e quem tem direito a ele, além de mostrar como ele deve ser realizado para que você possa oferecer o melhor atendimento aos seus pacientes. Acompanhe a leitura!
O que é o atendimento preferencial?
O atendimento preferencial é um direito sancionado pela Lei n. 10.048, de 08 de novembro de 2000, que determina que pessoas com deficiência, idosos com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, lactantes, pessoas com criança de colo e pessoas obesas tenham um atendimento especializado e imediato em alguns estabelecimentos.
Conforme dispõe a lei, esse atendimento prioritário deve ser concedido às pessoas contempladas em locais como repartições públicas, bancos, empresas de transporte público — que devem ter assentos especiais demarcados e reservados para quem tem direito ao atendimento preferencial — e logradouros e sanitários públicos.
Entre os principais benefícios do atendimento preferencial, está a agilidade do atendimento para pessoas que têm mobilidade reduzida e que sofrem transtornos físicos ao esperarem muito tempo em pé numa fila de atendimento, por exemplo. A infração dessa lei pode levar o estabelecimento a sofrer penalidades.
Como fazer um bom atendimento preferencial?
Prestar um bom atendimento preferencial não é difícil. É preciso, primeiramente, aplicar o conceito de atendimento humanizado na sua clínica ou consultório, colocando seus pacientes em primeiro lugar e priorizando o seu bem-estar.
Para isso, existem algumas ferramentas que podem ser utilizadas, como você verá a seguir.
Ambiente
O ambiente do consultório ou da clínica pode e deve ser pensado tendo em vista o atendimento de pessoas com dificuldade de locomoção ou cadeirantes, o que exigirá a implantação de rampas de acesso e de elevadores para pessoas com deficiência, a fim de melhorar o atendimento desses pacientes e promover o seu conforto.
Tecnologia
A tecnologia também pode ser utilizada para promover um atendimento de maior qualidade às pessoas que têm direito ao atendimento preferencial. O autoatendimento e a distribuição de senhas prioritárias para acompanhamento no painel permitem o acompanhamento e dão agilidade ao atendimento.
Além disso, outros equipamentos, recursos, dispositivos e aparelhos tecnológicos podem ser utilizados para melhorar o atendimento.
Comunicação
A utilização de sinais, placas e cartazes auxiliam a comunicar e a direcionar o atendimento prioritário. Também é importante contar com equipes preparadas para atender pacientes surdos, por exemplo, facilitando a comunicação e permitindo que esses pacientes sejam bem atendidos em suas necessidades.
Como você leu nesse artigo, o atendimento preferencial é um direito assegurado por lei e que deve ser respeitado para que os pacientes tenham o melhor atendimento possível e para que a sua clínica e consultório não sofram penalidades devido à infração dessa lei.
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