Ter um bom relacionamento com os clientes é essencial para o fortalecimento de sua marca e também da clínica. É fundamental que o paciente sinta-se não como um objeto de lucro, mas perceba que é importante como pessoa e que você está interessado no tratamento e recuperação dele tanto quanto ele mesmo.
Para isso, separamos algumas dicas para a consolidação do vínculo médico-paciente:
1) Compreender o que o paciente está sentindo
Entender não somente o físico, mas também o emocional e psicológico do doente.
É visto que chegam a consultórios pessoas com diferentes perfis e comportamentos.
Algumas estão ansiosas, preocupadas, e outras até um pouco irritadas.
Nesse contexto, fazê-las notar sua preocupação com o bem-estar delas contribuirá para que os ânimos se acalmem e também para que depositem confiança em você.
2) Tratar o cliente pelo nome
Desta maneira certamente evidenciará que seu paciente tem valor como indivíduo, não sendo somente um veículo de lucro para sua clínica. Além de chamá-lo pelo nome, é crucial que durante a consulta você olhe para ele enquanto o ouve ou enquanto realiza perguntas e fala sobre o diagnóstico. Afinal, ninguém gosta de sentir-se ignorado por alguém.
3) Uso da linguagem adequada
Pelo menos a maioria de seus clientes não terá embasamento para compreender os termos técnicos usados no mundo médico. Sendo assim, evite jargões dessa natureza ou uma linguagem rebuscada demais.
Chegarão ao seu consultório pessoas de diversas culturas e níveis de conhecimento, portanto é plausível a adaptação do uso da linguagem com cada um deles. Lembre-se: seus pacientes precisam compreender completamente as orientações que receberão.
4) Organização e boa higiene do local
Nos dias de hoje o aguardo por qualquer coisa é quase insuportável. Se a agenda de sua clínica for desorganizada, resultando numa espera demasiada do seu cliente pela consulta, provavelmente esta será uma barreira para desenvolver um bom relacionamento com ele. Organize seus horários de modo que o cliente aguarde durante um espaço curto de tempo; evite que ele perca a paciência pela falta de preparo de sua empresa. Além disso, estar num ambiente bem estruturado e limpo auxiliará o doente a ficar mais à vontade para conversar, expor seus problemas e dificuldades e ser examinado. Então, tenha em mente que a limpeza diária de sua clínica é indispensável.
Alzeli Bassetti, fundadora e vice-presidente do Instituto Ciência e Fé, afirma: “Quando há um bom relacionamento entre médico e paciente, se o médico estiver ausente, o paciente prefere suportar por mais tempo o sofrimento a consultar outro profissional. É que o vínculo reforçado e estabelecido gradativamente, mais a empatia e a identificação, representam um bem valoroso conquistado, do qual nenhum dos dois quer abrir mão.”
Às vistas disso, entende-se que se o seu atendimento for satisfatório para o cliente, sem dúvidas ele retornará e ainda indicará os seus serviços para outras pessoas.