Em uma recente pesquisa realizada pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic), 94% das clínicas e hospitais utilizam computadores, enquanto 91% deles tem acesso à internet. Entretanto, desde 94%, estima-se que apenas 49% deles utilizam algum sistema para registro de diagnóstico, e por fim, apenas 40% usam algum tipo de tecnologia na prescrição de medicamentos.
O resultado? Demora no atendimento, perda de informações, toneladas e mais toneladas de papéis arquivados e um sistema que já não se adapta as necessidades atuais no atendimento de pacientes em clínicas.
Resumidamente, aqueles que optam por manter o método tradicional de arquivamento de informações perdem em tempo, eficiência, e ficam para trás de grandes hospitais, como o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo e o Hospital Samaritano, que já adotaram o sistema de Prontuário Eletrônico.
Segundo pesquisas realizadas pelo HealthIT, cerca de 80% dos profissionais e clínicas que utilizam o prontuário eletrônico dizem que ele aumentou a sua eficiência. Sendo que, destes 80%, pelo menos 3/4 afirma que o prontuário eletrônico antecipa o resultado de exames de laboratório, agilizando consideravelmente o processo de diagnóstico.
Seus benefícios são inúmeros e dentre os principais deles está à facilitação da vida do profissional de saúde, tornando mais eficazes diversos processos, além da segurança e precisão de diagnósticos.
Com o sistema do Prontuário Eletrônico, todos os outros processos tornam-se mais eficazes com o objetivo de dar mais foco no atendimento ao paciente, diminuindo a espera e aumentando a satisfação do paciente.
Veja a seguir, outros benefícios do Prontuário Eletrônico:
- Os prontuários eletrônicos reduzem o tempo de arquivamento de informações. Todas as informações podem ser alteradas, encontradas e armazenadas em apenas alguns cliques.
- Com os prontuários eletrônicos (online) o profissional, (médico ou secretária) pode ter acesso às informações clínicas do paciente fora do consultório, em casos de atendimento de emergência.
- Prontuários eletrônicos facilitam a comunicação interna da clínica, fornecendo as informações necessárias de um profissional para outro com eficácia e segurança. Exemplo: médico, secretária, etc.
- Integração entre os diversos profissionais de saúde. Todos os envolvidos no cuidado/tratamento de determinado paciente podem acessar e registrar informações sobre o seu andamento.
- Registro de informações mais preciso. Com os prontuários você pode evitar erros de interpretações em letras ilegíveis.
Por fim, os prontuários eletrônicos revolucionam o modo como o atendimento ao paciente é realizado em consultórios e clínicas.
Você já conhece o software da OnMed? Clique aqui e saiba mais sobre o nosso produto! Temos excelentes soluções para sua clínica.