Como gerenciar melhor seu tempo.
Chega o fim do dia e a sensação é sempre a mesma, você sente que fez mil e uma coisas e ainda faltaram milhares… Quem nunca?
Um dos maiores males do século é a falta de tempo, 24h já não parecem mais o suficiente e quanto mais coisas você faz, mais tem a fazer.
Isso parece meio ilógico, não é mesmo? Afinal de contas, se você faz “x” número de coisas a tendência é que essas tarefas não acumulem, entretanto, elas mais parecem se multiplicar na velocidade da luz, aumentando até você se perder e não saber mais por onde começar.
Se você está nessa, talvez seja hora de você parar, refletir e reorganizar melhor suas funções. O que está sugando o seu tempo? Como posso fazer para aproveita-lo melhor? Veja a seguir a resposta destas perguntas com dicas e muito mais:
Estabeleça uma rotina diária!
Planeje e organize as tarefas que deverão ser realizadas no decorrer do dia estabelecendo prioridades, listando pendências, estimando variáveis… Esteja preparado para imprevistos sem deixar de lado as prioridades. Verifique sua agenda com as consultas marcadas todos os dias de manhã e encaixe os horários vagos para não perder tempo.
Seja disciplinado.
Na teoria, o planejamento parece ótimo, entretanto, de nada vai adianta-lo se você não for rigoroso na hora de coloca-lo em prática. Ou seja, é hora de definir prioridades e disciplinar-se! Sabe aquele paciente que precisa ser atendido com urgência? Separe um tempo para ele, pois sabemos que sempre temos imprevistos. Algum paciente faltou? Tenha um plano “B” para agir quando “sobrar” um horário vago. Tem uma tarefa muito difícil? Separe-a em etapas e cumpra uma de cada vez. E por fim, mas não menos importante, reduza as distrações!
Calcule o tempo estimado para cada tarefa.
Muitas vezes, pecamos por subestimar algumas tarefas e acabamos por não cumpri-las por falta de planejamento puro. Sendo assim, minimize ao máximo esses possíveis erros de previsão e calcule um tempo estimado para cada tarefa, dividindo-as por ordem de prioridade e também tempo de execução. Cuide também para não “super lotar” sua agenda, caso contrário só conseguirá atender pacientes e nada mais.
Delegue tarefas!
Sabe aquela velha expressão popular que diz “abraçar o mundo com as pernas”? Esse pode ser o seu principal inimigo e sugador de tempo. Afinal, querer fazer muitas coisas ao mesmo tempo pode acabar resultando em você fazendo nada e tentando fazer muitas coisas. Por isso, comece a delegar tarefas! Desapegue da ideia de controle e comece a se preocupar mais em gerenciar o que é realmente importante.
Use a tecnologia ao seu favor.
Gaste menos tempo se distraindo e mais tempo otimizando. Sabe como? Adotando um sistema de gestão para sua clínica ou consultório. Você conhece o software da OnMed? Com ele você pode gerenciar tudo em uma plataforma única e perfeitamente ajustada as suas necessidades.
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