Ajustar custos é sinônimo de aumentar os ganhos. Para que não seja necessário tomar medidas rigorosas como demitir funcionários e comprar produtos com menor qualidade, é preciso verificar as despesas e cortar custos supérfluos.
A grande questão é passar por um corte de custos sem comprometer o funcionamento e os ganhos do consultório. Esse corte é fundamental para fazer aumentar o faturamento e o lucro.
Confira algumas dicas para ajudar a cortar os custos no seu consultório médico, sem comprometer a qualidade do serviço.
Analise suas despesas: Antes de começar a cortar, olhe para suas despesas, faça listas de todos os gastos e classifique os gastos fundamentais que não podem ser cortados para não prejudicar a qualidade do serviço, gastos fixos como aluguel, contas variáveis como a compra de material ou investimentos e, por fim, inclua na lista os gastos desnecessários.
Se o consultório possui despesas pequenas e o item da despesa é dificilmente usado, pode ser considerado supérfluo. Os seres humanos tem por hábito ignorar as pequenas despesas, pelo fato de que são “baratinhas”, mas se somar o quanto gastou em um ano com essas pequenas despesas, o resultado irá mostrar um valor bem alto.
Melhore o uso de recursos: Até mesmo os custos fixos podem ter um uso melhor, repense a forma como são usado recursos como a energia elétrica e saneamento e invista em lâmpadas e torneiras que vão baratear suas tarifas de luz e água. Esses investimentos parecem altos, mas, depois, eles vão deixar a conta de água e de luz muito mais em conta, resultando em lucro para seu consultório.
Fique atento aos pagamentos: Quando uma conta atrasa, os juros vão deixar o valor mais alto do que o valor inicial, até mesmo nas contas bancárias, se o correntista não ficar atento, as taxas serão aplicadas ou tarifadas.
Portanto, nunca atrase o pagamento de nenhuma conta. Algumas contas oferecem descontos se forem pagas até determinada data antes do vencimento. Aproveite esses descontos sempre que possível e, no banco, fale com o seu gerente sobre a tarifas.
Avalie os métodos de compra de suprimentos: Existem muitos fornecedores e todos querem o seu negócio, pense em encontrar um fornecedor que tenha tudo e que tenha uma entrega rápida, em vez de comprar de 8 fornecedores diferentes.
Tente achar um fornecedor que dê suporte a sua clínica e ofereça lealdade em troca de benefícios, como o preço.
Procure ajuda: Caso os passos anteriores não estiverem causando o efeito esperado na redução dos custos e, ainda, caso isso venha a acarretar em um mal rendimento do seu consultório, converse com um consultor ou administrador. Eles poderão te orientar sobre novas questões da redução de custos.
Uma ótima medida é implantar um sistema para te ajudar a se organizar com agenda, contas, materiais, facilitando e agilizando muitos processos internos e externos.
Quando se fala em épocas de crise, é inevitável não pensar em poupar gastos. Essas foram algumas dicas generalistas que podem te ajudar a reduzir custos na sua clínica médica, coloque-as em prática e observe a mudança no orçamento.