5 dicas para otimizar o tempo de sua consulta

Pacientes procuram médicos para obter informações a respeito de algum problema de saúde e buscar uma solução para esse problema. Ao consultar é preciso focar no problema para não perder tempo. Veja algumas dicas para otimizar o tempo da consulta.


1 – Seja pontual: Quando se trata de saúde, pode acontecer muitos imprevistos. Evite ao máximo chegar atrasado, se atrase somente quando for realmente necessário, e quando acontecer peça sinceras desculpas ao pacientes e conte a eles o motivo do atraso. Ao chegar atrasado, estará atrapalhando a consulta dos próximos pacientes, na medida do possível chegue uns minutos antes do horário marcado.

2- Abordagem dos profissionais: Colaboradores, como secretárias, assistentes e o próprio médicos, devem fazer um atendimento de forma interessada, atenciosa e humanizada ao paciente. Desde o primeiro contato com sua clinica o paciente já contará as queixas da consulta, facilitando que o médico já tenha uma média de quanto tempo levará esta consulta. Saber um tempo estimado para cada consulta irá melhorar a rotatividade e a produtividade da clinica.

3 – Prontuários e receituários eletrônicos: Sem mais papéis perdidos acumulando espaço nas gavetas ao usar documentos eletrônicos otimizará ainda mais seu tempo. É rápido e fácil de usar, ele preenche dados automaticamente e deixa tudo organizado no mesmo lugar. Com ele, muito tempo será poupado e o médico poderá se concentrar em mais no cliente.

4 – Saiba o que perguntar: Algumas informações iniciais são indispensáveis para saber como continuar a consulta. Investigue no paciente os aspectos relevantes, se você já estiver estabelecido perguntas básicas, ficará muito mais fácil direcionar sua consulta. A partir das respostas do paciente, você já terá embasamento para um possível diagnóstico e tratamento.

5 – Conduza a consulta: É importante que o médico ouça o paciente, porém, é importante também que ele fale sobre assuntos relevantes ao problema, cabe ao médico, conduzir o rumo da conversa para que ela não perca o foco, isso irá otimizar o tempo e resolver o problema. Muitas vezes ao começar a contar sobre seus problemas o paciente acaba fugindo do assunto principal, tornando a consulta mais longa do que o necessário.

Mas lembre-se, otimizar o tempo da consulta não significa que você não deve dar atenção ao paciente, apressá-lo, ou que não deva ser simpático e atencioso. Significa apenas ser conciso na hora de obter informações sobre o problema.

Além das dicas acisa, ser um profissional organizado fará com que suas consultar sejam otimizadas. Considere sempre utilizar um software para ajudar a procurando informações e dados sobre seus pacientes de forma rápida diminuindo seu desperdício de tempo. Atualize seu consultório e aproveite as vantagens que a tecnologia de um software para gestão de clinica pode oferecer quando se trata de otimizar tempo.