Para muita gente não é tarefa simples escolher um software para consultório médico. Esse com certeza é um tema que causa muitas dúvidas, principalmente quando sua experiência com a informatização de dados é pequena.
No entanto, um software para consultório médico é capaz de não somente facilitar a vida dos especialistas, mas também de facilitar e gerar qualidade para os pacientes, por meio de um atendimento personalizado as suas reais necessidades.
Como escolher um sistema realmente eficiente, então?
Primeiro, a ferramenta precisa contemplar alguns pontos que são fundamentais ao negócio. Além de permitir que os processos cotidianos sejam encaixados nas novas demandas processuais, diminuindo assim a burocratização e tempo de trabalho em cada área.
Outras dicas são:
Alto nível de segurança
Os fluxos de informações dos consultórios médicos são grandes. Portanto, quanto mais precisas e corretas forem as informações dos pacientes, melhor, pois dessa forma não haverá falhas.
Antes de comprar um software, teste-o antes, de modo a saber se o sistema segurança atende o padrão desejado. Esses procedimentos de segurança devem obedecer às normas reguladoras, estando de acordo com os requisitos da SBIS – Sociedade Brasileira de Informática em Saúde.
Além disso, o software deve possui um sistema de blindagem, de modo a não permitir vazamentos de quaisquer tipos das informações contidas nele.
As avaliações são importantes!
As avaliações dos clientes sobre o software também são de grande importância. É bom avaliar no site o que as empresas e gestores acham do software e como ele beneficiou as demandas do negócio.
Essas referências mostrarão quais são as funcionalidades que se destacam e como os demais consultórios médicos têm recebido vantagens a partir do uso do sistema.
A escolha por um software eficiente específico para consultórios médico prepara a organização e seus colaboradores para um atendimento mais qualificado e engajado, já que ele é feito por especialistas que usam uma programação adequada as necessidades dos profissionais e trabalhos que envolvem a área da saúde.
E as funcionalidades?
As características do sistema devem ir ao encontro das demandas do consultório, pois dessa forma, a rotina diária de atendimento poderá ser planejada com assertividade.
Portanto, essas funcionalidades devem:
- Ser fáceis de compreender e de utilizar.
- Os recursos devem ser acessíveis e práticos.
- Devem otimizar o tempo de todos os envolvidos.
- Devem promover um aumento e melhora de performance para o consultório.
- Devem resolver problemas e melhorar a gestão.
- Permitir personalização de alguns recursos.
- Devem facilitar o sistema de cadastramento, de maneira organizada e bem estruturada.
- Precisam oferecer tabelas e gráficos.
Entre outros recursos que envolvam suprir as necessidades do negócio.
A importância das métricas
As métricas são fundamentais para informar sobre como anda o seu negócio. O sistema deve também informar:
- Tempo total de atrasos.
- Tempo de espera por consulta.
- Fluxo de caixa.
- Número de pacientes.
- Diagnósticos por paciente.
- Entre outros dados de relevância.
Conclusão
Um sistema completo não deixa a clínica sem informações vitais para seu bom atendimento. Os profissionais se tornam mais qualificados e o trabalho como todo produz melhores resultados.
Lembre-se, as principais funções de um excelente software para consultórios envolvem dar segurança e facilidade nos processos!