É sabido que a informatização e o constante uso das tecnologias, tem facilitado e muito o trabalho dos profissionais da área da saúde.
Os consultórios médicos têm se favorecido bastante dos sistemas da informação, porque através dele é possível:
- Otimizar o tempo.
- Informatização dos dados do consultório.
- Facilitação do trabalho.
- Fornecimento de um atendimento mais qualificado.
- Melhora na relação custo x benefício.
- Organização de dados.
- Gestão centralizada.
- Otimização do espaço físico.
- Redução da burocracia.
Agora conheça maiores detalhes sobre essas ações e suas vantagens!
Otimização do tempo
Quanto tempo se gasta tendo que localizar informações sobre um paciente? Quantas Julianas ou Márcios existem no arquivamento?
Pois é! Muitos nomes iguais e sobrenomes podem atrapalhar a busca do histórico dos pacientes, por meio de um sistema eficiente de gestão para consultórios, encontrar informações demanda apenas alguns segundos de busca! Bastando inserir o primeiro nome e sobrenome do paciente e enviando para o computador do médico em questão.
Rápido e simples!
Portanto, com a informatização dos dados, o trabalho se torna muito vantajoso, produtivo e o atendimento ganha em qualidade.
Relação de custo e benefícios
O que seria mais dispendioso e caro? Um sistema eficiente, que pudesse interligar setores, hospitais, clínicas e que ainda de maneira coletiva pudesse enviar informações precisas, ou ter que comprar ou alugar mais espaço para armazenamento de dados e processos separados?
Com certeza, um sistema informatizado promove um melhor investimento e permite que vários benefícios estejam envolvidos. Hoje, é fácil encontrar um bom sistema de baixo custo e com funcionalidades direcionadas, que sejam capazes de gerar alta capacidade de atendimento e economias.
Organização dos dados – um eficiente diferencial
Uma grande vantagem competitiva tem relação com o registro correto e prático dos dados de cada paciente.
Imagine ter um sistema capaz de:
- Armazenar cadastros de pacientes.
- Marcar consultas.
- Inserir informações e histórico de patologias em um banco de dados completo e padronizado.
E mais, imagine encontrar todas essas referências de maneira simplificada e rápida!
Gestão centralizada
Logicamente que as responsabilidades de um médico são muitas e envolve não apenas a realização de consultas com seus pacientes, mas também:
- Encontrar bons fornecedores.
- Organizar a agenda.
- Fazer pesquisas mais específicas.
- Organizar número e especialidade de cada funcionário.
Você há de convir que existe uma série de dados que são impossíveis de serem todas armazenadas na memória, portanto, as vantagens de ter um consultório informatizado é que tudo fica centralizado no sistema e o gestor tem a condição de estar ciente antecipadamente de todas as necessidades e esforços que precisam ser direcionados para cada área.
Redução da burocracia
Informatizar significa reduzir gastos e dinheiro, já que o uso de plataformas rápidas permite maior engajamento diante aos processos de trabalhos e demanda de pessoas com o armazenamento de arquivos, simplificando assim, todas as funções cabíveis para o bom desempenho das funções médicas.
E a otimização do espaço físico?
Hoje, se precisa mais do que nunca de conforto, bem-estar e agilidade no atendimento, mas nem todo consultório médico é grande o suficiente, e esse pode ser o seu caso!
Se esta for a sua situação, a ocupação de cada centímetro do consultório deve ser usada de maneira estratégica para que todos possam se sentir bem no pequeno espaço.
A grande vantagem associada a um sistema de informatização para consultórios médicos tem a ver com a dispensa de gavetas, armários, pastas e arquivamentos físicos. Tendo esse apoio, o ambiente se tornará mais agradável e útil para inserir outras cadeiras, equipamentos médicos e decoração mais acolhedora.
Portanto, reflita e veja: Seu consultório possui todos esses atrativos?