Em qualquer instituição de saúde, uma boa relação entre paciente e médico é um pilar sólido para o desenvolvimento e crescimento do seu empreendimento.
Por mais que uma clínica médica tenha nível técnico e estratégias administrativas eficientes, um bom atendimento é fundamental.
E o atendimento ao seu paciente deve sempre estar em primeiro lugar, independente do porte da clínica.
E então? Atendimento humanizado, você já colocou em prática? Sabe como pode influenciar seu consultório médico?
Acompanhe e descubra.
O que é o atendimento humanizado?
Atendimento humanizado é um conjunto de atividades que tem como objetivo compreender todas as necessidades do paciente durante o tratamento ao qual ele é submetido, com foco em promover sucesso do atendimento, do princípio ao fim.
É se colocar no lugar do paciente e entender que não somente a doença impacta a vida do paciente, mas também a forma de lidar com a doença durante o tratamento.
É considerar as opiniões e as solicitações dos pacientes e se posicionar de maneira a permitir que suas vontades sejam levadas em consideração como forma de garantir melhorias no atendimento clínico e hospitalar.
Como isso impacta a rotina dos médicos?
Essa prática traz de volta o conceito de médico de família que a muito foi se perdendo diante a “mecanização do atendimento”.
É claro que devido a quantidade de atendimentos nos dias de hoje, um médico não dispõe de um tempo muito grande para atender cada paciente, o que não o impede de colocar seu atendimento nos moldes humanizados.
Isso trará a rotina dos médicos mais informação e proximidade com a realidade de seu paciente, ajudando a entender cada caso com suas particularidades e traçar um diagnóstico adequado e assertivo e evitando enfermidades e reclamações ou perdas futuras de clientes.
O que podemos fazer para nos aproximar dessa metodologia?
Para se manter o mais próximo possível dessa metodologia, siga alguns passos:
- Organize sua agenda para conseguir tempo suficiente para atender o paciente com tranquilidade e dedicação necessárias.
- Mantenha os prontuários atualizados e detalhados, isso o ajudará a enxergar o panorama de cada caso.
- Ouça e esteja atento às queixas e necessidades de cada paciente, isso pode trazer informações valiosas.
- Pratique a empatia.
- Trate o paciente como um todo, sempre levando em consideração os aspectos físicos e emocionais de cada enfermidade.
Tratamento humanizado é mais que uma recomendação, é uma necessidade para você que deseja sucesso em sua carreira médica! Para saber mais sobre atendimento, baixe gratuitamente nosso ebook sobre fidelização de clientes.