A inadimplência é um fator que prejudica extremamente diversas áreas de atuação no mercado.
Ela pode acontecer por vários motivos: tanto devido à falta de clareza nos contratos, quanto devido à má fé e, muitas vezes, até ao esquecimento.
Por isso, é preciso agir de maneira eficaz ao combater a inadimplência, beneficiando tanto a sua relação com o consumidor quanto a sua situação financeira e legal no mercado.
Nesse artigo, você irá conferir algumas dicas essenciais para que a sua clínica possa combater a inadimplência de forma eficaz, ágil e otimizada com a colaboração dos funcionários.
A inadimplência nos consultórios
A área médica, em especial os consultórios, é uma das que mais sofre com a inadimplência.
Mas há uma série de maneiras pelas quais os consultórios podem combater a inadimplência juntamente ao processo de melhoria da relação com os pacientes.
Dicas para deixar o setor financeiro organizado
Tenha um software de gestão para controle financeiro da sua clínica. Alguns consultórios e médicos ainda usam as planilhas específicas, com todas as datas e períodos que envolvem o pagamento de quantias pelos pacientes.
Porém, um software completo dá mais autonomia, inteligência e rapidez para verificar como anda a saúde financeira do seu negócio.
Além de ter com mais clareza quais são os pacientes que estão devendo, toda sua equipe tem acesso às mesmas informações e os erros diminuem.
Dessa maneira, você poderá manter total domínio acerca de todas as informações, não se esquecendo de nenhum pagamento e evitando a inadimplência.
Flexibilidade nos pagamentos
É essencial que os consultórios possam oferecer a flexibilidade nos pagamentos para permitir que os pacientes possam contribuir de forma eficaz, evitando a inadimplência.
Isso é indicado pois os pacientes podem obter diversos tipos de imprevistos em suas vidas que farão com que o pagamento possa sofrer prejuízos.
Portanto, quando você estabelece algumas possibilidades, fica muito mais fácil conseguir manejar estes percalços.
Prazo, desconto para pagamento à vista, parcelamento de tratamentos, parcerias com convênios: veja quais são suas possibilidades para flexibilizar o pagamento para seu paciente.
Clareza nos contratos
Firme os contratos com clareza nas cláusulas, estabelecendo quais são as datas de pagamento, as multas e taxas que serão inseridas mediante a inadimplência, bem como todos os fatores que irão proteger tanto o consumidor quanto o médico responsável pelo consultório.
Base de dados atualizada
Manter todos os dados de seus pacientes atualizados é essencial como ferramenta para evitar a inadimplência:
Todas as vezes que realizar consultas, bem como agendamentos ou qualquer tipo de interação com seus pacientes, certifique-se de renovar o cadastro com qualquer informação que possa ter sido atualizada.
Assim, sempre que tiver necessidade de realizar contato com qualquer um de seus pacientes, você poderá fazê-lo com assertividade, sem perigo de mudança de endereço, telefone, e-mail ou qualquer formato.
Software de Gestão
Atualmente, uma das melhores maneiras de realizar todos os processos acima indicados e que irão influenciar na prevenção à inadimplência nos consultórios são os softwares de gestão para a área.
A partir deles, você poderá tanto agendar suas consultas com facilidade, manter o caixa organizado e eficiente em relação às necessidades, bem como realizar cobranças aos pacientes com muito mais rapidez e conforto.
Em caso de esquecimento da quitação de algum paciente, você poderá, através dos softwares, avisos para que o pagamento seja efetuado, aumentando também os índices de pagamentos antes do vencimento e preservando os contratos.
Com a implementação de todas as dicas e recursos disponibilizados nesse artigo, é certo que a inadimplência em seu consultório será evitada e gerenciada com muito mais tranquilidade, bem como conforto e comodidade para os profissionais.