Cultura organizacional é um conjunto de hábitos, símbolos, práticas e comportamentos que guiam as ações dos funcionários de sua clínica médica.
Diante de um mercado tão competitivo é fundamental que sua clínica médica fortaleça uma identidade própria.
Isto reforça valores e princípios, além de solidificar seu nome e criar diferenciais para clínica ou consultório médico.
Através da cultura organizacional é possível definir referências importantes na gestão e estabelecer padrões eficazes de trabalho coletivo.
Como aplicar a cultura organizacional em um ambiente de saúde?
É importante definir uma cultura organizacional que represente bem a sua clínica médica.
Dessa forma, gradualmente você irá formar uma equipe que se encaixe nas habilidades essenciais para o desenvolvimento da empresa.
Isso é válido desde a contratação até a completa integração do profissional da saúde com os propósitos do empreendimento.
Quais são os primeiros passos?
Qual a melhor maneira de começar a aplicar a cultura organizacional na sua clínica médica?
Comece envolvendo o setor de RH no apontamento de questões relevantes que não devem ser negligenciadas, principalmente no que se refere a gestão de pessoas.
As políticas de R.H devem englobar a cultura organizacional da clínica, ou seja, suas normas e valores, observando todos os processos essenciais.
Por exemplo:
- Seleção de colaboradores
- Treinamento
- Desenvolvimento
- Segurança
- Plano de cargos e salários
- Sindicatos
Transparência, meritocracia e respeito são componentes insubstituíveis na cultura organizacional de sua clínica médica.
Como um software de gestão pode auxiliar?
Utilizar a tecnologia para desburocratizar os processos de sua clínica médica é um excelente recurso na implementação de uma cultura organizacional.
Eles ajudam simplificação dos processos em prol do avanço do empreendimento e de seus colaboradores.
Quais as principais mudanças na rotina?
Para o completo sucesso da implementação da cultura organizacional de sua clínica médica é necessário mudar e fortalecer alguns pontos, observe:
- Ter uma comunicação clara e direta.
- Fazer a construção de equipes de alta performance.
- Desenvolver um contato mais próximo entre clínica médica e colaborador.
- Ter uma liderança representativa.
- Realizar desenvolvimento e capacitação.
Todos estes pontos servirão para fortalecer e engajar todos os envolvidos no processo.
E o resultado disso é mais lucro e solidez para sua clínica médica.