Um dos quesitos mais importante na rotina médica é a comunicação com seus pacientes. Em contato direto com tantas pessoas diferentes, exercitar a empatia, cuidado e generosidade é fundamental.
Tento em vista que essa comunicação é, na maioria dos casos, frente a frente, é fundamental que você médico saiba como atender cada pessoa.
Além disso, ter uma boa comunicação com seus pacientes gera satisfação por parte do cliente, garantindo que ele volte ao seu consultório.
Quando o médico se comunica com eficiência, tende a ser visto como um bom profissional. Além de que uma boa comunicação dentre de um consultório melhorará o ambiente interno de trabalho entre o médico e seus colegas.
Mais alguns benefícios de conseguir se comunicar da melhor forma possível são:
- Reduzir os erros;
- Facilitar o marketing interno;
- Aumentar a satisfação no trabalho;
- Aumentar a produtividade;
Para você conseguir alcançar esses benefícios e melhorar a sua rotina, separamos algumas dicas:
Escute seus pacientes.
Provavelmente você reconhece a importância de ouvir seus pacientes. Mas em seu dia a dia, você realmente tem paciência para cada caso, cada pessoa?
Os seus pacientes provavelmente irão ter vários medos e conclusões precipitadas. Ir ao médico, mesmo em situações de rotina, pode ser algo que seu paciente não quer fazer.
Então escute as suas dores com atenção. Saber que seu médico está prestando atenção ao que está sendo dito dá ao seu paciente um conforto e mais abertura para contar o que está acontecendo, sem pressa.
Explique de uma forma simples para que todos os medos sumam, procurando responder todas as suas dúvidas.
Seja empático durante sua comunicação.
Se colocar no lugar do paciente lhe possibilitará manter uma linha de conversa mais adequado para cada qual.
Entender seus anseios, de onde vem, por que lhe procurou, todas essas informações lhe proporcionarão uma comunicação mais assertiva.
No dia a dia da profissão, é comum ficarmos mais ágeis, atendendo alguns pacientes de forma mais rápida. Porém, não deixe que isso atrapalhe a sua consulta.
Perceba sinais não verbais.
Preste atenção para a comunicação não verbal.
Olhe para o seu paciente em busca de sinais se ele está entendendo o que você está dizendo.
Perceba as expressões faciais, através delas é possível detectar se ela está se sentindo confuso ou compreendendo.
Da mesma forma, faça isso durante a consulta. Sinais de dor, desconforto, fraqueza. Tudo o que seu paciente não lhe conta também vale.
Essas dicas podem melhorar em muito sua comunicação com seu paciente, e a cada paciente será um novo desafio de comunicação vencido.
Para facilitar mais sua comunicação, procure um sistema que substitua a perda de tempo com preencher papeis por alguns clicks, poupando tempo podendo dar atenção somente para seu paciente.
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