Se você deseja abrir uma clínica, saiba que a escolha do nome é de extrema importância. Isso porque, esse será o principal elemento da sua identidade visual.
Ele precisa ser marcante, de modo que os consumidores consigam lembrar com facilidade o nome da sua clínica.
Mas, ao mesmo tempo, ele também precisa transmitir os princípios e valores da sua empresa. E, claro, você precisa escolher um nome que ainda não tenha sido registrado.
Por isso, o processo de escolha do nome da clínica não deve ser feito de qualquer jeito e às pressas.
Assim como o seu plano de negócios, dar nome à sua clínica é um procedimento que precisa ser realizado com calma.
Pensando nisso, reunimos nesse post algumas dicas que podem ajudar (e muito) nesta escolha de impacto para o seu negócio. Confira:
Comece analisando a Missão, Visão e Valores da sua clínica
A primeira coisa que você precisa fazer antes de escolher um nome é analisar a missão, visão e valores delas.
Isso porque, são esses três elementos que refletem o propósito da sua empresa. A escolha precisa refletir, de forma direta ou indireta, esses três aspectos.
Faça um exercício de Brainstorm
Essa é uma técnica bastante utilizada por especialistas de marketing. Basicamente, ela consiste em reunir um grupo de pessoas para apontarem diversos conceitos e alternativas sobre o nome de uma empresa.
Todas as possibilidades deverão ser consideradas. Desde as mais clichês até as mais geniais.
O grande objetivo dessa dinâmica é conseguir reunir o maior número possível de sugestões, para que seja mais fácil escolher entre elas.
Faça uma pesquisa com os clientes em potencial
Quem melhor para dizer que nome fica melhor para a sua clínica do que os pacientes? Afinal de contas, são eles que irão criar uma memória em torno do nome escolhido.
Por isso, aproveite que você fez um levantamento de público alvo e use isso a seu favor.
Você pode criar uma enquete com os nomes mais cotados no brainstorm, e então pedir para as pessoas votarem.
Além disso, peça para que elas indiquem o porquê da escolha. Foi pela facilidade de memorização? Pelo sentimento que ela gera? Pela relação com a empresa?
Tudo isso lhe ajudará a tomar a melhor decisão.
Pesquise os concorrentes
Uma das piores para qualquer negócio é ter um nome muito parecido com o do concorrente.
Além de parecer que a sua empresa está tentando imitar a outra, isso pode gerar muita confusão.
Você corre grande risco dos consumidores pesquisarem pelo termo e encontrar o concorrente ao invés da sua clínica.
Por conta disso, antes de escolher o nome da sua clínica pesquise os dos concorrentes.
Inclusive, é bacana fazer um exercício de separar quais nomes você achou interessante, quais achou ruim.
Avalie a questão de usabilidade dentro de estratégias de marketing
Mais uma das dicas para você escolher o nome sem erro é pensar na questão das estratégias de marketing.
Muitas empresas criam nomes gigantescos, ou difíceis, que acabam dificultando a criação de campanhas.
Por exemplo, pense que você, no futuro, vai querer criar uma ação no Facebook ou Instagram.
O nome da sua clínica poderia ser usado de forma simples em uma hashtag ou as pessoas teriam dificuldade de lembrar dele?
Lembre-se que o marketing e a comunicação do seu negócio serão uma das bases dele. Logo, não deixe de pensar nesse aspecto.
Cuidado com as associações negativas
Essa com certeza é uma das preocupações mais importantes que você precisa ter.
A sua empresa não pode ter um nome que seja associado a coisas negativas.
Por isso, ao escolher o nome verifique se ele não será associado a ideias, grupos, conceitos ou até mesmo empresas que tem uma imagem negativa.
Assim, você evitará que o seu negócio acaba por “herdar” uma negatividade que não é dele.
Conclusão
Com essas dicas simples você verá que será mais fácil escolher um nome para a sua clínica. Tudo é uma questão de saber avaliar como ele está alinhado às premissas do seu empreendimento.