A rotina de um profissional de saúde é sempre baseada no que está na agenda médica. Por isso, esse é um ponto que precisa ser analisado com bastante atenção, para que todos os processos sejam otimizados da melhor forma possível.
Ao usar as estratégias corretas, o médico consegue ter clientes mais satisfeitos, ganhar notoriedade no mercado de atuação, atrair mais clientes para clínica, aumentar a receita do empreendimento, entre outras vantagens.
Quer saber mais sobre a importância de ter uma agenda médica organizada? Então, continue a leitura do artigo!
Entenda o impacto do tempo de consulta sobre o paciente
Ter um tempo médio para cada atendimento é fundamental para garantir a satisfação dos clientes e um possível retorno deles em sua clínica. Isso porque, quando as pessoas estão satisfeitas com o serviço prestado, elas tendem a falar bem do médico e da clínica e indicar o consultório para amigos, conhecidos e familiares.
Por isso, antes de fazer consultas rápidas demais ou muito demoradas, busque priorizar a qualidade com estratégias de otimização. Dessa forma, os clientes não vão passar muito tempo esperando por um atendimento.
Contudo, caso o impacto do tempo de consulta não esteja agradando os pacientes, mantenha a calma. Esse fator pode ser facilmente resolvido com a otimização dos recursos que você utiliza no dia a dia.
Veja como otimizar os recursos e as atividades da clínica
Agora chegou o momento de fazer o seu negócio prosperar. Para isso, confira algumas dicas para otimizar os recursos e as atividades de sua clínica médica de forma simples e prática, deixando os seus clientes satisfeitos.
Treine sua equipe
Para ter um atendimento de qualidade, é importante que o médico conte com uma equipe preparada e disposta a aprender e ajudar. Isso significa que é preciso investir em treinamentos e capacitações de secretárias, recepcionistas e todo o seu quadro de colaboradores.
Essa é uma forma de você maximizar a produtividade do seu time e garantir que todas as informações dos pacientes sejam preservadas com atenção e segurança. Desse modo, você evita as falhas de comunicação com o paciente, pelo fato de ter anotado o seu nome ou telefone de forma incorreta, por exemplo.
Ao treinar os funcionários, você também deixa os clientes satisfeitos com sua empresa. Isso porque eles poderão contar com um atendimento personalizado, uma vez que seus colaboradores vão usar as melhores técnicas para fazer com que os pacientes se sintam acolhidos no consultório.
Estabeleça um tempo médio para as consultas
No começo deste artigo, vimos a importância de estabelecer um tempo médio para as consultas. Agora, vamos explicar sobre a melhor forma de otimizar esse processo no seu consultório.
Os atendimentos costumam durar entre 15 e 45 minutos. Contudo, é possível que, dependendo da gravidade do caso do paciente, ele dure mais do que o previsto. Então, é preciso que você saiba controlar essa situação, a fim de evitar que as outras pessoas fiquem muito tempo na sala de espera.
O ideal é tomar como média 30 minutos para cada atendimento, deixando um intervalo de 15 minutos entre um paciente e outro. Dessa forma, fica mais fácil controlar os imprevistos sem trazer prejuízos para os clientes.
Realize a confirmação do agendamento
A confirmação do agendamento é um ponto que precisa de bastante atenção. Caso esse procedimento não seja realizado da forma correta, você terá que lidar com as faltas inesperadas em consultas com mais frequência. Isso pode acontecer pelo fato de os clientes não se lembrarem do agendamento ou por terem outro compromisso mais urgente no mesmo dia.
Dessa forma, o seu empreendimento poderá ter prejuízos na lucratividade, pois haverá um espaço vago não aproveitado em sua agenda médica. Afinal, nem sempre é possível substituir um paciente de última hora, a não ser que a desistência seja comunicada com antecedência.
Portanto, converse com sua equipe e veja qual o canal de comunicação ideal para entrar em contato com os clientes e, assim, poder confirmar o agendamento, otimizando os atendimentos. Contudo, lembre-se de que o mais indicado é realizar esse procedimento sempre um dia antes da consulta. Isso garante que as pessoas não se esqueçam do compromisso.
Permita o acesso do cliente às marcações
Garantir uma agenda médica organizada significa que você deverá pensar na melhor forma de otimizar os processos de sua clínica, com o objetivo de oferecer conforto e bem-estar aos seus clientes.
Uma ótima forma de agilizar o trabalho de toda a equipe é disponibilizar para sua clientela o acesso à marcação de consultas pela internet. Isso deixa as pessoas mais à vontade para marcar o atendimento no dia e no horário que se encaixem na sua rotina. Assim, você também evita desistências das consultas agendadas.
Utilize uma agenda médica on-line
Ter uma agenda médica on-line é a principal dica para organizar todos os seus processos dentro da clínica. Com a ajuda desse software, é possível acessar e registrar prontuários, controlar os agendamentos e as faltas, gerenciar o fluxo de caixa e enviar lembretes das consultas aos pacientes. Tudo isso por meio de uma plataforma simples e intuitiva.
Essa também é uma forma de você acabar de vez com as agendas de papel, que muitas vezes podem se perder em meio a outros arquivos da empresa. Além disso, tudo fica registrado de forma mais segura e econômica.
Com o auxílio de uma boa agenda médica on-line você tem mais tempo para cumprir outras demandas. Essa ferramenta pode customizar os horários de acordo com sua rotina de atendimento, integrar todas as suas agendas em um único sistema e permitir o agendamento online.
No entanto, para ter acesso a essas e outras funcionalidades, você precisa contar com a ajuda da OnMed, um sistema completo para clínicas, que permite criar documentos personalizados, anexar arquivos no prontuário dos pacientes, gerar relatórios, além de trazer outros diferenciais.
Quer entender melhor como a OnMed tem as melhores estratégias para manter sua agenda médica organizada? Então, entre em contato conosco e otimize seus processos hoje mesmo!