Essencialmente, o repasse médico é a execução da transferência dos pagamentos devidos ao corpo clínico em razão dos serviços prestados. Por isso, envolve uma atividade prévia de levantamento das consultas e procedimentos efetuados no período, contabilização de entradas à vista e a prazo, geração do relatório final e pagamento.
É uma tarefa simples, mas que pode se tornar trabalhosa, dependendo do número de consultas e procedimentos efetuados na clínica, da variedade de formas de pagamento, entre outros fatores.
Mas não se preocupe, neste texto você vai conhecer os detalhes sobre como realizar o repasse médico de forma simples e eficiente. Confira!
Organize os processos
Os processos de lançamento de controle de cada serviço prestado são a base do repasse. Se eles forem bem elaborados e seguidos à risca, a documentação ficará organizada, de modo a diminuir o trabalho na hora de levantar os valores devidos para cada profissional.
Essa organização inicial depende de um planejamento prévio, com o objetivo de evitar pagamentos indevidos e, ao mesmo tempo, garantir que os profissionais confiem nos cálculos apresentados. Isso é fundamental para um bom relacionamento e para a longevidade da parceria. Após a definição dos procedimentos, a equipe precisará ser treinada e orientada, de modo que sejam seguidos corretamente.
Centralize as informações
Por melhor e mais detalhada que seja a organização dos documentos de registro das despesas, ela não será eficiente se as informações estiverem dispersas em várias planilhas e sistemas diferentes.
Você precisa dessas informações centralizadas em um único local, de modo a poder reuni-las e confrontá-las. Do contrário, corre o risco até mesmo de realizar registros duplos e pagamentos acima do devido, ocasionando prejuízos.
Produza relatórios
Do mesmo modo que ocorre com os indicadores de desempenho, que informam sobre o resultado de determinado período, os relatórios de repasse apresentam o total de procedimentos separados por profissional e classificação. Um cardiologista, por exemplo, pode ter vencimentos referentes a laudos, eletrocardiogramas, consultas e ecografias.
Assim, o relatório organiza cada uma dessas categorias e apresenta a soma do valor devido, bem como os procedimentos realizados ainda pendentes de pagamento.
Transfira os valores
Feito o relatório, basta fazer a transferência dos valores e armazenar os recibos. Antes dessa etapa, algumas clínicas podem preferir enviar os relatórios para conferência e aceite, mas de modo a garantir a confiabilidade do processo e não como uma última etapa de verificação, pois o melhor é que não sejam encontradas falhas.
Otimize o repasse
Como em todos os processos de controle, lançamento e acompanhamento de gestão da clínica, o repasse médico pode ser otimizado com a adoção de tecnologia e o uso de sistemas especializados.
Para ter uma ideia da facilidade, você pode conferir como incluir repasse de valores no OnMed, que agiliza o processo e ainda evita a ocorrência de erros. O principal motivo disso é que você não precisa fazer o mesmo lançamento várias vezes, pois o software opera com processos integrados. Depois que você faz um lançamento, ele é replicado de formas diferentes em relatórios específicos, de acordo com a função de cada um deles.
Como pôde notar, o repasse médico não precisa ser uma dor de cabeça para a clínica; basta usar recursos que permitam automatizá-lo. Desse modo, você se livra de tarefas puramente operacionais e repetitivas, o que permite que você se dedique ao atendimento de pacientes e a atividades mais estratégicas de gestão da clínica.
Pensando nisso, confira agora como criar um planejamento estratégico para a clínica!