Quer aparecer no Google quando alguém pesquisar por médico na internet, mas não sabe como? Viemos trazer, neste artigo, caminhos para que seus pacientes o encontre nos buscadores, nas redes sociais, blogs, anúncios etc.
Primeiramente, os médicos precisam estar antenados nas novidades que surgem na rede para que seus pacientes tenham todas as informações que precisam a respeito dos profissionais. Para isso, é necessário considerar diversos aspectos. Então, continue a leitura e conheça os principais passos para estar em evidência. Vamos lá?
Por que os sites de buscas são referências para pesquisar profissionais?
Os sites de buscas se tornaram um dos meios mais utilizados para que as pessoas pesquisem sobre qualquer tipo de assunto, produto, serviço e muito mais. Afinal, por meio de palavras-chave simples elas encontram o que precisam.
Diante disso, é fundamental que os médicos tenham uma presença online junto aos seus pacientes. Afinal, os consumidores mudaram seus comportamentos de compra devido à internet e na área de saúde não foi diferente. Sendo assim, todos esses profissionais necessitam se adaptar às novas demandas e formas de atendimento aos clientes, para conseguir publicidade e notoriedade.
O mercado digital traz inúmeras possibilidades de conquistar novos consumidores e, mesmo, fidelizar aqueles que já existentes. Logo, é interessante atuar na mídia online para obter mais visibilidade, chegar a mais pessoas e lugares. Isso pode ser tanto de maneira paga quanto de modo orgânico, que não exige gastos. Falaremos disso mais adiante.
O que você precisa ter em mente é que a internet é dinâmica e ágil na troca de informações com seus pacientes ou prospects. Além disso, você poderá acompanhar suas estratégias de marketing, os resultados e conhecer realmente o que está dando certo ou o que deve ser ajustado.
Quais são os fatores que influenciam na hora da escolha do profissional médico?
Assim como há diversas especialidades médicas, o mesmo ocorre com os números de médicos em cada uma delas. Dessa maneira, quem está buscando um profissional considera alguns fatores relevantes para tomar sua decisão de fazer algum tipo de tratamento ou procedimento. Veja!
Informações presentes online
Ao procurar por médico na internet, muito provavelmente o paciente procurará todos os dados possíveis sobre o profissional antes de marcar uma consulta. Por isso, verifique se seu nome aparece no Conselho Regional de Medicina, crie um perfil nas redes sociais, desenvolva um site para demonstrar seu currículo, prêmios recebidos, de quais associações faz parte, tudo que for positivo e que traga referência.
Nível de domínio da área
Os pacientes querem encontrar o máximo de informações sobre o médico em questão, como tempo de atuação, casos em que tem mais experiência, vídeos ou artigos nos quais ele aborda os temas da sua especialidade, para verificar se ele fala com propriedade. Portanto, é imprescindível passar confiança e domínio do que está dizendo a eles.
Feedbacks de antigos pacientes
Muitas vezes, o depoimento de pacientes, de familiares e de amigos é o ponto decisivo para que a pessoa marque uma consulta com aquele profissional. Afinal, se eles o recomendam, é porque tiveram resultados satisfatórios. Portanto, procure ser referência, pois essa é uma das melhores divulgações do seu trabalho e de sua competência.
Quais são as ferramentas que o médico e a equipe devem otimizar na internet?
As ferramentas a serem usadas no ambiente virtual são inúmeras. No entanto, há aquelas das quais você não pode ficar de fora, uma vez que elas têm o potencial para estabelecer uma presença online positiva para você. Confira!
Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é gratuito e disponibilizado pela Google. Essa ferramenta é direcionada para as empresas e as organizações poderem ser encontradas no Google Search e no Google Maps. Com ela, os pacientes verificam informações de endereço, telefone, localização, além de poderem escrever reviews e compartilhar as experiências sobre seus serviços.
Perfis em redes sociais
As redes sociais transformaram a maneira de se comunicar entre os seres humanos. Com elas há mais agilidade e comunicação direta entre pacientes e médicos.
Dentre as principais, destacamos Facebook, Instagram, LinkedIn, Pinterest, WhatsApp e Telegram. Por isso, você deve escolher algumas delas para criar seu perfil profissional, inserir artigos, entrevistas, fazer lives, ou seja, conversar com seus seguidores.
Site corporativo e blog otimizado para buscas
Há uma diferença entre site corporativo e blog. O primeiro será o lugar em que você mostrará sua empresa, seus serviços, construirá a credibilidade e será mais um local de contato com seus pacientes. Já o segundo precisa ser inserido dentro do site, para que você possa desenvolver sua autoridade e aparecer no início dos resultados dos buscadores. E assim, ser mais fácil de ser encontrado.
No blog, você deve criar conteúdos de qualidade, originais e otimizados para buscas, por meio de palavras-chave. Nele, é indicado usar textos, vídeos, áudios, infográficos e o que considerar criativo para se aproximar do seu público.
Também, você vai inserir links para outros textos seus ou que são referência em sua área, com a finalidade de ganhar autoridade no Google de maneira orgânica. Aliás, poderá compartilhar os links dos seus posts nas redes sociais, para que mais pessoas o conheçam.
Publicidade Ads
Já que o blog permite um alcance gratuito, por outro lado, é possível utilizar da publicidade ads para alavancar esse alcance. Esses anúncios são feitos nas redes sociais (Instagram, Facebook, LinkedIn etc.) e nos motores de buscas.
O Google Ads, por exemplo, é conhecido como “paid search” (busca paga). Já viu aqueles sites que aparecem nos primeiros lugares, quando você faz uma pesquisa no Google e surgem anúncios em negrito? São eles os anúncios pagos! Você também pode fazer uma campanha de marketing em diversas redes ao mesmo tempo.
Hoje em dia, é impossível crescer profissionalmente fora do ambiente virtual. Desse modo, investir em marketing online é mais do que simplesmente atrair pacientes, mas também saber conhecê-los para poder oferecer o que eles estão buscando. Por isso, invista nisso para que seu nome apareça quando alguém pesquisar médicos na internet. Lembre-se disto: a decisão do paciente está a um clique de distância!
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