Fazer uma boa gestão financeira é um dos grandes desafios de empreendedores e profissionais liberais, principalmente aqueles que comandam pequenos negócios. Em tempos de crise, como a que estamos vivendo com a pandemia do novo coronavírus, essa gestão se torna mais do que necessária.
Profissionais de saúde que comandam clínicas médicas precisam lidar com alguns conceitos e processos relacionados ao financeiro, com os quais podem não estar habituados. Negligenciar esses conceitos tão importantes pode acabar gerando problemas de gestão que, muitas das vezes, podem se tornar irreversíveis e levar à falência do empreendimento.
Por isso, é importante que o profissional busque conhecimento, mantenha-se atualizado e utilize a tecnologia a seu favor. Neste post, vamos entender melhor como fazer uma boa gestão financeira em tempos de crise e outras informações relevantes. Confira!
O que é gestão financeira?
Podemos definir a gestão financeira como um conjunto de procedimentos e ações administrativas relacionadas a toda análise, planejamento e controle das atividades financeiras realizadas em uma organização.
Essa gestão depende de um bom acompanhamento do gestor, com a utilização de registros adequados, que tragam informações que sejam úteis para o planejamento do negócio e para a melhoria contínua dos resultados. O objetivo é claro: garantir que a empresa tenha recursos o suficiente para, além de manter a estrutura atual, fazer investimentos em busca de seu crescimento.
Como fazer uma gestão financeira em tempos de crise?
Fazer uma boa gestão financeira em tempos “normais” já não é uma tarefa tão simples. Diante de um momento adverso, como o que estamos vivendo em 2020, o planejamento estratégico deve ser feito com critério, visando um uso racional dos recursos. Veja abaixo algumas das ações elementares que devem ser tomadas neste período.
Faça uma análise do cenário atual
A gestão financeira em momentos de crise deve sempre começar com uma avaliação criteriosa do cenário atual. Isso porque estamos falando de um evento externo, que tem impacto diretamente na empresa e nos pacientes.
Nesse cenário, é importante entender como a crise financeira impactará os negócios em longo, médio e curto prazo. Para isso, o gestor deverá analisar e definir os planos de ação para cada um desses casos, utilizando dados sólidos, que podem ser coletados com a ajuda de um bom software de gestão.
Avalie os recursos da empresa
Após fazer o mapeamento do cenário atual, é hora de avaliar os recursos da empresa. Para isso, a primeira coisa que você deve fazer é calcular quais são os custos que a empresa tem — sejam eles fixos ou variáveis. Dessa maneira, você terá uma base do que é necessário para mantê-la funcionando nesse período, garantindo que, pelo menos, o mês termine nivelado financeiramente.
Defina quais gastos podem ser cortados
Se você já estava planejando fazer uma análise de gastos para cortar as despesas supérfluas ou os processos que traziam prejuízo para a clínica, esse é o momento de execução. O estancamento desses problemas pode ser a alternativa para elevar a renda em curto prazo e aliviar a situação.
Quais benefícios podem ser alcançados com a gestão financeira em tempos de crise?
Agora vamos entender quais benefícios essa gestão pode trazer para a sua empresa, principalmente quando realizada com o auxílio de um bom software. Confira!
1. Organização dos dados
Um dos grandes problemas enfrentados por muitos gestores de hospitais e clínicas é a desorganização de documentos. Esse é um problema que acarreta uma série de gargalos, que podem evoluir para problemas de ordem financeira.
A partir do momento em que o gestor decide colocar as finanças em ordem, ele tem em mãos uma oportunidade de organizar os dados, trocando meios analógicos por digitais, como a utilização de um sistema de gestão específico.
Além de facilitar o acesso, essa centralização de dados permite que sejam feitas análises baseadas em métricas e relatórios, que contribuem para o aprimoramento das tomadas de decisão.
Com essa simples mudança, o gestor passa a ter acesso a um fluxo detalhado e nivelado, que indicará precisamente os gastos, facilitando a análise de cada custo e permitindo a identificação do que pode ser reduzido.
2. Maior conhecimento sobre as movimentações financeiras
A gestão feita com o auxílio de um bom software dá ao gestor uma maior precisão sobre as movimentações feitas pela instituição. A aquisição de insumos, os salários dos colaboradores, os desperdícios e o custo de manutenção para a movimentação diária ficam mais transparentes.
Além disso, o gestor passa a ter a possibilidade de realizar previsões de gastos e também de rendimentos, otimizando ainda mais o planejamento financeiro e deixando uma herança positiva que ficará quando a crise passar.
3. Registro de recebimentos atualizados
Quanto maior a demanda, maior a dificuldade de manter o registro de pagamentos atualizado, o que pode ser bastante prejudicial para a saúde financeira da instituição. Ao realizar uma boa gestão, a empresa passa a ter um maior controle desses registros e consegue trabalhar sempre com informações atualizadas.
Isso porque a estrutura de uma gestão financeira eficiente é baseada na possibilidade de planejamento dos meses subsequentes com a menor margem de erro possível. Isso é aprimorado com a centralização de dados promovida por um bom sistema de gestão.
4. Melhor planejamento de reservas
Mesmo em tempos de crise, é necessário que você tenha reservas financeiras para emergências. Como vimos mais acima, a boa gestão financeira é pautada na análise dos custos atuais e no valor que é necessário para manter a clínica mensalmente. Esse controle é que permitirá que o seu negócio consiga definir um valor para deixar de reserva.
A utilização de um software de gestão permitirá que vocês façam uma projeção dos custos e lucros, baseados no histórico dos meses anteriores, o que tornará o planejamento de reserva mais certeiro. É essa reserva que facilitará a passagem por essa crise e assegurará que a empresa não sofra tanto com novos momentos de baixa.
Como vimos, uma boa gestão financeira em tempos de crise pode ser o diferencial para que a sua instituição se mantenha saudável nesses momentos difíceis. Além de proatividade e planejamento, as questões financeiras podem ser otimizadas com a utilização de um bom software de gestão, específico para clínicas e consultórios médicos, como o que é oferecido pela OnMed.
Temos uma solução tecnológica que vai facilitar o acesso e o registro de prontuários, o controle de agendamentos e o fluxo de caixa — o que é primordial para uma boa gestão financeira. Quer conhecer a nossa solução? Entre em contato conosco agora mesmo e tire as suas dúvidas!