Você sabe o que é a medicina integrativa? Saiba mais antes de investir!

Ao longo dos anos, foi possível perceber muitas mudanças nos modelos de atendimento aos pacientes, principalmente porque foram impulsionados pela pandemia da Covid-19. Com tantas mudanças, foi preciso contar com o suporte da tecnologia, seja na hora de marcar consultas, de acessar o histórico do paciente online, ou até mesmo para pôr em prática a medicina integrativa, que oferece inúmeros benefícios tanto para os médicos quanto para os clientes.

Quer descobrir mais informações sobre medicina integrativa? Então, continue a leitura do artigo e fique por dentro de todos os detalhes sobre o assunto! Vamos lá?

O que é medicina integrativa?

A medicina integrativa é uma modalidade médica que objetiva avaliar os aspectos clínicos, emocionais, medicamentosos, entre outros, que ajudem no diagnóstico do paciente com mais segurança e efetividade. Dessa forma, é possível fazer um levantamento dos problemas que influenciam no desequilíbrio psíquico e físico de uma pessoa.

Com essas informações, consegue-se oferecer um tratamento apropriado não apenas para uma doença, mas para saúde do paciente como todo. Isso acontece porque, durante o tratamento, o médico leva em consideração todos os impactos da vida do indivíduo. Ou seja, ele não reconhece apenas os sintomas, mas, também, situações relacionadas à alimentação, estresse etc. 

Como funciona a medicina integrativa e quais são suas características?

Você sabia que um dos princípios básicos da medicina integrativa é o atendimento humanizado? Pois é! Nesse processo são considerados conceitos pré-formados dos pacientes, opiniões e experiências prévias sobre determinado problema. 

Além disso, o médico demonstra o máximo de empatia com o doente, em relação ao seu quadro clínico, religiões e crenças, mas sem que haja prejuízo para o tratamento do enfermo. 

Entre as características da medicina integrativa, estão:

  • sessões de meditação;
  • atenção plena;
  • técnicas de respiração;
  • medicamentos fitoterápicos, entre outros. 

Veja, a seguir, algumas dicas para pôr em prática a medicina integrativa!

Aromaterapia

Essa é uma terapia muito utilizada para quem sofre de ansiedade. Isso porque ela utiliza óleos essenciais puros para garantir o bem-estar do paciente, especialmente em relação à harmonia mental e física de quem está sendo tratado. 

Fitoterapia

Os medicamentos fitoterápicos têm um conjunto de princípios ativos de determinadas plantas, como folhas e raízes, que ajudam no tratamento do paciente. Contudo, vale lembrar que, antes de receitá-los para sua clientela, é preciso verificar se a medicação tem comprovação científica. 

Homeopatia

A homeopatia é uma prática médica conhecida há mais de 200 anos. Ela trata-se de uma terapia que tem como foco o paciente e não a doença. Mas para isso, os medicamentos homeopáticos devem ser ministrados em doses mínimas, para que não surjam outros problemas de saúde, como intoxicação. 

Acupuntura

Acupuntura é uma prática milenar chinesa muito utilizada na medicina integrativa. Por meio dela, é possível estimular os pontos do corpo ao longo dos meridianos, conforme cada tipo de doença. 

Quais são as vantagens da medicina integrativa?

A medicina integrativa traz inúmeras vantagens para você, o seu consultório e paciente. Confira algumas delas a seguir! 

Melhor atendimento ao paciente

Uma das vantagens da medicina integrativa é o fato de conseguir prestar um atendimento de excelência, construindo uma relação sólida e duradoura com o seu paciente. Além disso, essa é uma ótima forma para entender melhor o quadro clínico do enfermo e quais os métodos de tratamento mais indicados para o seu caso.

Com fortalecimento da relação médico e paciente você passa a conhecer não só os sintomas do indivíduo, como também sua rotina, situação econômica, vida social, ou seja, conhecerá o ser humano em sua totalidade. Dessa forma, o médico será um grande parceiro durante o tratamento do enfermo, o que influencia também na evolução positiva do quadro clínico da pessoa que está doente. 

Diagnósticos mais precisos

Quando o profissional de saúde investe na medicina integrativa, ele permite que o paciente tenha um diagnóstico preciso da sua doença. O que é fundamental para aumentar a sobrevida de uma pessoa.

Ao conseguir um diagnóstico preciso, também estará ajudando o seu consultório, visto que mais pessoas vão ter mais credibilidade nos seus serviços e passarão a indicá-lo para outras pessoas que precisam de assistência médica. Além de contribuir para o crescimento da sua marca e do seu negócio. 

Melhor qualidade de vida ao paciente

Ter uma melhor qualidade de vida é o sonho de muita gente, não é mesmo? Pois essa é uma das vantagens que a medicina integrativa pode proporcionar aos seus pacientes. Isso porque estará oferecendo as melhores condutas terapêuticas à pessoa que está sendo tratada. O que possibilita empregar as técnicas com mais eficiência e rapidez. 

Com uma melhor qualidade de vida, também é possível cuidar do lado emocional, espiritual e psicológico. Afinal, uma boa saúde vai além da cura das doenças, ela envolve a busca do equilíbrio e prevenção durante a vida toda. 

Redução de custos com medicamentos

Esse benefício pode ser vantajoso tanto para o consultório quanto para a sua clientela, visto que, com a medicina alternativa, durante o tratamento, é possível reduzir o uso de medicamentos. A partir disso, você também estará evitando que os pacientes tenham algum efeito colateral com a medicação, tornando o método mais simples e eficaz.

Prevenção de doenças

Poder prevenir doenças é um dos benefícios da medicina integrativa, visto que, nessa modalidade médica, o foco é o paciente. Ou seja, o médico cuida de todos os âmbitos da saúde do indivíduo, encontrando os gatilhos que possam desencadear algumas enfermidades. Dessa forma, é possível fazer o tratamento desde o princípio para evitar a evolução da patologia.  

Além disso, para ter uma medicina integrativa eficiente e de qualidade, é preciso investir em um software de gestão para clínicas e consultórios. Isso porque ele vai possibilitar que o médico tenha acesso aos prontuários dos pacientes de forma simples e rápida. Da mesma forma que será possível controlar as faltas e agendamentos, enviar lembretes das consultas aos clientes etc. Tudo para que você consiga entender melhor o perfil da sua clientela, oferecendo um atendimento humanizado, eficaz e com o melhor diagnóstico. O que possibilita investir em tratamentos modernos de acordo com os aspectos clínicos, emocionais e medicamentosos.

E você, quer descobrir outras dicas para investir no seu consultório? Siga nossas redes sociais (Facebook e LinkedIn) e fique por dentro de todos os assuntos em primeira mão. Você não vai se arrepender!