A crise econômica que o mundo passou recentemente vem mostrando sinais de melhora, o que apenas reforça que os profissionais dos segmentos mais competitivos do mercado podem experimentar excelentes lucros se fizerem boas opções. Pensando nisso, preparamos esse post para você entender se vale a pena ou não atender em convênios médicos.
É uma alternativa enaltecida por uns e demonizada por outros, que conta tanto com vantagens relevantes quanto desvantagens que não podem ser menosprezadas. Você também tem essa dúvida e está buscando maneiras de aumentar o seu número de consultas ? Então, continue lendo o artigo e aprenda mais sobre o tema!
Como funciona um convênio médico?
Um convênio médico funciona de uma maneira simples. Os clientes pagam uma mensalidade condizente com o pacote de serviços e o padrão que escolhem, bem como algumas características como idade e condições preexistentes. Em troca, terão acesso a consultas com os profissionais conveniados, bem como determinados exames e procedimentos.
O repasse dos valores para as clinicas e consultórios varia de acordo com a instituição, sendo apenas uma porcentagem do valor do atendimento. Embora isso possa parecer altamente prejudicial em um primeiro momento, é preciso compreender que há toda uma marca por trás da relação, com solidez no mercado e diversas estratégias de divulgação.
Quais as vantagens de atender por convênio médico?
Estima-se que cerca de 75% dos profissionais de saúde no Brasil atendam por convênio nos dias de hoje e, certamente, isso não ocorre por acaso. São muitos os benefícios que contar com uma grande empresa do ramo por trás da sua atuação pode proporcionar, dentre os quais o mais evidente está relacionado com expressivo o aumento no volume de pacientes.
Ao constar na lista de conveniados de um bom plano, é muito provável que a sua agenda fique bem mais ocupada, conferindo um melhor fluxo de caixa. O ganho de visibilidade também traz mais credibilidade no ramo, o que pode se refletir até mesmo em procedimentos que não sejam cobertos para o conveniado ou em indicações para amigos e parentes.
Quais as desvantagens de atender por convênio médico?
Por outro lado, também existem desvantagens de atender por convênio médico. Um dos mais notáveis está relacionado com o valor para o credenciamento de médicos, que pode ser bastante considerável, especialmente entre os maiores operadores do mercado. Por isso, é preciso avaliar muito bem se o custo-benefício compensa.
Além disso, os planos de saúde não costumam pagar tão bem quanto as consultas particulares e nem cobrem todos os procedimentos, o que pode impactar negativamente para diversos pacientes. Também há certa burocracia na adesão, pois o profissional precisa mandar uma carta para a solicitação de credenciamento, descrevendo seus serviços e diferenciais.
Agora você já sabe se vale a pena ou não atender em convênios médicos. A resposta depende muito mais de cada caso, considerando os objetivos e anseios profissionais de cada um. Independentemente disso, o uso de um bom software de gestão ajuda credenciados ou não credenciados, trazendo mais organização para o consultório e otimizando qualquer rotina!
Gostou de aprender se vale a pena ou não atender em convênios médicos? Então, siga nossos perfis no Facebook e no LinkedIn!