Adotar estratégias para se diferenciar da concorrência e elevar a credibilidade diante do público é algo imprescindível, independentemente do segmento ou ramo de mercado no qual se atua. Pensando nisso, preparamos um conteúdo falando sobre o pós-consulta e qual a sua importância para fidelizar e melhorar a experiência do paciente.
O fato é que muitos profissionais de saúde focam apenas no atendimento propriamente dito, o que é muito relevante, mas não contempla totalmente a jornada do cliente que chega à clínica ou consultório. Quer descobrir como mudar esse cenário? Então, não deixe de conferir o conteúdo a seguir!
O que é pós-consulta e quais os seus objetivos?
Como o próprio nome já diz, o pós-consulta é todo o período subsequente ao atendimento realizado pelo profissional de saúde. Ele vai desde o momento no qual o paciente sai da porta do consultório e não tem data para terminar, incluindo estratégias de fidelização e um conjunto de ações voltadas para elevar a qualidade do serviço.
Com isso, você ganha um melhor nível de satisfação do seu público, o que se reflete não apenas em retornos assegurados e mais frequentes na sua agenda , como também em um marketing espontâneo para familiares, amigos e conhecidos. O melhor disso tudo é que não demanda estratégias dispendiosas ou trabalhosas: o simples já costuma ser o bastante.
Como fazer um pós-consulta excelente?
Agora que você já entendeu um pouco melhor o que é pós-consulta e quais os seus objetivos, vamos dar algumas dicas práticas para que o seu seja excelente. Acompanhe.
Treine bem os seus funcionários
O primeiro passo para fazer um pós-consulta excelente consiste em treinar muito bem os seus funcionários, sobretudo a secretária. Eles são imprescindíveis para a credibilidade de qualquer clínica ou consultório, uma vez que você estará ocupado com os atendimentos e não poderá fazer pessoalmente a comunicação com os pacientes após a consulta.
Reúna dados sobre os pacientes
O passo seguinte para fazer um pós-consulta excelente consiste em reunir dados sobre os pacientes. Com essas informações em mãos, você poderá traçar estratégias mais assertivas de fidelização. Uma forma de fazer isso é enviando pesquisas de satisfação, mas nada é tão eficiente e seguro quanto um bom software de gestão.
Use o e-mail e as redes sociais
Por fim, nos dias de hoje, não dá para fazer um pós-consulta excelente sem fazer uso dos recursos de internet. O e-mail, por exemplo, pode ser útil para o envio das pesquisas que citamos acima. Já as redes sociais funcionam muito bem para divulgar ações, conteúdos relevantes e dar informações sobre os diferenciais do atendimento.
Como você pôde ver, o pós-consulta é um momento importante na relação com o paciente e você não pode abrir mão de algumas estratégias nesse sentido para ter um bom resultado no final do mês.
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