É fundamental que a área da saúde, incluindo consultórios médicos, se preocupe com o branding médico. Isso porque é através dessa estratégia que será possível consolidar a marca no mercado de atuação e fazer com que ela seja referência no setor. Isso acaba tendo uma relação direta com aquisição de mais clientes para sua clínica médica e com a manutenção dos que já existem, pois o seu público-alvo estará bem mais fidelizado e satisfeito com o atendimento do seu negócio.
Quer entender melhor sobre o branding médico? Então, continue a leitura do artigo. Vamos lá?
O que é branding médico?
O objetivo do branding é trabalhar a marca profissional e fazer com que ela se torne mais conhecida. Já o branding médico tem como foco o posicionamento da sua clínica, fazendo com que ela esteja sempre na mente dos seus pacientes.
O branding médico também envolve ações relacionadas aos valores da marca e ao seu posicionamento diante do mercado. Assim, ao conseguir proporcionar conexões com o seu público-alvo, ficará mais fácil fazer com que ele decida se consultar em sua clínica médica, por exemplo.
Essas estratégias vão permitir que haja o crescimento do seu consultório médico de forma sustentável e saudável, auxiliando na boa reputação do consultório diante dos seus pacientes. Isso significa que o foco do processo do branding médico será você, sua marca e tudo que o cerca, seja clínica, hospital, jaleco, receituário, sala de consulta, entre outros.
Qual a importância do branding médico?
Sabemos que a concorrência faz parte do cotidiano dos consultórios médicos. Por isso, se você deseja se destacar da concorrência e garantir a fidelização dos clientes, é fundamental adotar o branding médico, com métodos especializados que busquem efetivar o melhor serviço e atendimento para o seu público-alvo.
Quando você investe em estratégias assertivas, fica bem mais fácil garantir que os pacientes fiquem satisfeitos. O que também permite que haja maior número de indicações, fazendo com que sua agenda médica esteja sempre cheia.
Quais são as práticas que podem ajudar na consolidação da “marca”?
Agora que você já sabe o que é branding médico e qual sua importância, é preciso entender quais práticas precisam ser adotadas para consolidar sua marca. Confira nos tópicos a seguir!
Identidade visual
A identidade visual de uma marca diz respeito aos elementos visuais que fazem parte da empresa. Esses componentes vão desde o carimbo que é utilizado na clínica médica até o logotipo do seu negócio. Ao conseguir trabalhar esses pontos, será possível construir um repertório visual consistente da empresa.
Elaborar essa identidade visual é fundamental para garantir o sucesso da marca pois, quando essa imagem é bem construída, fica mais fácil do público-alvo reconhecer a especialidade que você atende no consultório. Da mesma forma que, sempre que as pessoas visualizarem, em outro local, as cores que representam a sua clínica, elas vão fazer uma associação direta com o seu negócio. Ou seja, a identidade visual da empresa estará sendo sempre lembrada pelos atuais e futuros pacientes.
Percepção de valor
No branding médico, também é preciso adotar a percepção de valor. Isso significa que você deve alinhar a missão e os valores da clínica com a rotina de trabalho que é realizada no dia a dia da companhia. Ou seja, o discurso e a prática devem andar lado a lado, de forma que o atendimento oferecido pelo empreendimento seja exatamente o que foi divulgado.
Assim, caso você tenha divulgado que a sua clínica médica oferece atendimento nos fins de semana, por exemplo, deve cumprir com o prometido. Isso porque, o não cumprimento, poderá passar uma imagem negativa da empresa para o público-alvo. Contudo, caso seja realmente necessário realizar esse procedimento, não deixe de informar aos pacientes que o local ficará fechado, explicando o devido motivo para isso acontecer.
Na percepção de valor, também é preciso prestar atenção ao atendimento que é ofertado a clientela. Para isso, é necessário que todos tenham empatia, atenção e paciência para escutar as queixas do paciente. O ideal é contar com uma equipe bem treinada para que as pessoas tenham uma percepção positiva da organização.
Tom de comunicação
Prestar atenção ao tom da comunicação é fundamental para garantir que sua marca esteja realmente consolidada. O primeiro passo para isso é prestar atenção no perfil do seu público. Para isso, faça algumas perguntas a si mesmo: as pessoas que vão ao seu consultório geralmente são mais jovens ou são pacientes de idade mais avançada? Elas conseguem entender bem termos difíceis ou preferem que você fale em uma linguagem mais popular?
A partir dessas e de outras perguntas, será possível traçar uma linha de comunicação com sua clientela, de forma que elas se sintam acolhidas e representadas pela sua empresa. O tom de comunicação escolhido também deverá fazer parte diversos meios de divulgação da empresa: outdoor, busdoor, redes sociais, entre outros.
Canais de marketing
No branding médico, você não pode deixar de usar os canais de marketing para atingir o seu público-alvo e se tornar referência no mercado. Um exemplo disso, é criar artigos em um blog para atrair mais pessoas para sua clínica. Outra opção é investir nas redes sociais e produzir conteúdos relevantes e de interesse dos seus clientes. O ideal é que os assuntos sejam voltados para tirar dúvidas sobre doenças e procedimentos médicos de sua especialidade, por exemplo.
É perceptível que muitas pessoas estão presentes nas mídias digitais. Entretanto, antes de começar a investir nos canais de marketing, é importante prestar atenção às orientações recomendadas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) em relação às publicidades, para saber o que pode ou não ser publicado.
Além das dicas que elaboramos aqui, para garantir que o seu branding médico seja realmente eficiente, é preciso contar com um software de gestão completo, que permita ajudar os seus pacientes a ter uma melhor experiência no consultório. Um ótimo exemplo do que estamos falando é o OnMed. Ele é o software ideal para clínicas e consultórios médicos, pois está sempre pronto para atender as necessidades do seu negócio, sendo possível enviar lembretes de consultas para os clientes, controlar os agendamentos e registrar o prontuário de forma simples, rápida e automatizada.
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