Você sabia que ser um médico empreendedor pode trazer inúmeros benefícios para sua carreira? Um deles é a liberdade de escolher sua equipe de trabalho, os seus equipamentos, os horários de atendimento, entre outros. Além disso, o ramo do empreendedorismo também permite que você tenha bons retornos financeiros. Mas, para isso, é preciso saber investir em boas estratégias que permitam uma captação efetiva de novos pacientes para a clínica médica.
Quer descobrir como se tornar um médico empreendedor de sucesso? Não deixe de conferir todas as seis dicas que elaboramos para você ao longo do artigo. Boa leitura!
1.Conheça o mercado
A primeira dica para conseguir ser um médico empreendedor de sucesso, é conhecer bem o mercado de atuação. Isso significa que é preciso ficar atento às demandas que o seu público-alvo têm buscado naquele momento, além de realizar pesquisas que o ajudem a identificar as tendências do setor.
Você também deve coletar e analisar dados para que seja possível pensar em estratégias que visem o bom funcionamento do empreendimento de forma moderna e humanizada. Além disso, é preciso verificar quais são as especialidades que têm sido mais buscadas no local onde sua clínica fica situada. Assim, fica mais fácil ofertar serviços que atendam às expectativas dos consumidores. O que também ajuda a aumentar suas chances de atrair cada vez mais clientes alinhados com o perfil do seu negócio.
2.Realize treinamentos
Realizar treinamentos na área de empreendedorismo e gestão é essencial para que você consiga entender melhor como funcionam os processos administrativos de uma clínica médica. Com a boa gestão de recursos humanos, por exemplo, os funcionários podem ficar mais motivados e engajados em suas demandas diárias, a fim de que seja possível entregar um excelente trabalho.
Lembre-se que os treinamentos e capacitações devem ser realizados com todos os colaboradores da sua equipe. Dessa forma, as pessoas conseguiram entender melhor como funcionam os processos organizacionais. Isso tende a reduzir a quantidade de falhas no dia a dia de trabalho, como também permite que o atendimento seja feito com mais atenção e humanização.
3.Domine a tecnologia
Com o mundo cada vez mais tecnológico e digital, é fundamental que você e o seu time tenham o domínio da tecnologia. Isso porque é muito provável que você precise dela para conseguir utilizar equipamentos médicos, ferramentas de gestão, mídias sociais da empresa, entre outros.
Com equipamentos de qualidade e profissionais experientes, por exemplo, os pacientes passam a ter um diagnóstico mais assertivo de suas enfermidades. Dessa forma, fica mais fácil realizar um tratamento correto e com resultados satisfatórios.
Já com uma boa ferramenta de gestão para clínicas, conseguirá deixar todos os processos automatizados, como agendamento de consulta e prontuários eletrônicos. A partir dessas e de outras inovações, é possível fazer com que os clientes fiquem satisfeitos com o serviço prestado pelo consultório e, assim, passem a recomendá-lo com mais frequência para os amigos, conhecidos e familiares.
4.Estabeleça parcerias
Para garantir o sucesso em sua área de atuação, o médico empreendedor precisa fazer parcerias com outros profissionais da área de saúde. Isso porque, ao investir nessa estratégia em sua clínica médica, poderá aumentar as chances de garantir mais autoridade no mercado de atuação.
Um cardiologista, por exemplo, pode fazer parcerias com fisioterapeuta, clínico geral, nutricionista, entre outros profissionais que ajudem os seus pacientes a ter um atendimento completo e diferenciado em um único local. Outra opção que também é bastante atrativa é fazer parcerias com empresas, como farmácias, para que os clientes tenham descontos na aquisição de medicamentos.
5.Divulgue o seu trabalho
A divulgação do seu trabalho deve ser feita de acordo com as normas do Conselho Federal de Medicina (CFM). Isso porque existem algumas exigências específicas em relação a sua publicidade. Por exemplo, não é permitido que o médico anuncie os valores de suas consultas. Além disso, você não pode fazer diagnóstico a distância e nem usar fotos dos seus pacientes.
O mais indicado para fazer a divulgação do seu trabalho na clínica médica, é por meio do marketing de conteúdo. Você pode criar postagens no blog e Instagram do consultório médico. Nesses locais, é preciso abordar assuntos que tirem as dúvidas dos pacientes sobre diferentes tipos de patologias. Mas, lembre-se que os conteúdos também devem conter dicas que visem uma melhora da saúde e bem-estar dos clientes.
Por meio de uma boa estratégia de marketing, conseguirá se tornar referência no seu ramo de atuação. Isso possibilita que o consultório seja sempre lembrado na hora que alguém precise buscar serviços médicos de qualidade.
6.Tenha o controle financeiro da clínica
Para que um médico empreendedor seja bem-sucedido, ele precisa ter um bom controle financeiro de sua clínica. Sem isso, não será possível arcar com todas as despesas da empresa e nem garantir uma boa rentabilidade do negócio.
Portanto, para aumentar sua receita e fazer com que o consultório médico cresça da melhor forma possível, é fundamental controlar as receitas e despesas. E, não esqueça de definir um pró-labore para você, assim, será possível evitar retirar o dinheiro a mais do caixa da empresa.
O planejamento financeiro é indispensável para que consiga atingir suas metas a médio e longo prazo. Mas, lembre-se de ser sempre realista com seus objetivos, dessa forma, ficará mais fácil alcançá-los dentro do prazo estipulado.
Além das dicas que elaboramos ao longo do artigo de como se tornar um médico empreendedor, para que você consiga ser bem-sucedido no seu negócio, é fundamental contar com ajuda de um software que supra as suas necessidades na clínica médica. Um ótimo exemplo disso, é o OnMed: sistema para consultórios e clínicas médicas que permite realizar receita digital, agendamento de consultas, prontuários personalizados e muito mais. Tudo é feito de forma automatizada para garantir uma melhor autonomia e praticidade no seu dia a dia de trabalho. Assim, sobra mais tempo para você executar outras demandas importantes da sua empresa.
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