A área de saúde é um segmento tão desafiador quanto repleto de oportunidades, especialmente para profissionais e gestores que souberem como aumentar o embasamento em suas tomadas de decisão. Pensando nisso, resolvemos preparar um post explicando o conceito e mostrando como aumentar o ticket médio da sua clínica!
Trata-se de um indicador que pode ser extremamente útil, oferecendo informações relevantes para realinhar estratégias, reforçar o que está dando certo, otimizar processos internos, melhorar o fluxo de caixa e, em última instância, aprimorar a experiência do paciente. Continue sua leitura e descubra como fazer isso!
Afinal, o que é ticket médio?
O ticket médio é um indicador muito conhecido no universo organizacional, mas nem sempre tem seu conceito dominado por médicos e profissionais da área da saúde. De forma resumida, é uma métrica que mostra qual foi o valor gasto, em média, por cada cliente dentro de um negócio, no caso pelos pacientes dentro da clínica médica, em um tempo determinado.
Dessa forma é viável, por exemplo, analisar quais serviços ou procedimentos têm maior saída e estão dando maior lucratividade. Se o número estiver baixo, por outro lado, é possível buscar entender os porquês e implementar novas soluções. O seu cálculo é feito dividindo o total faturado no período pela quantidade de atendimentos ou consultas.
Qual é a importância do ticket médio?
Conhecer o ticket médio é muito importante em diversos aspectos. Afinal, não é à toa que é considerado como um dos principais indicadores de qualquer tipo de negócio, tendo em vista que oferece aos gestores e administradores uma série de informações relevantes sobre a empresa, ajudando na elaboração de ações e estratégias para melhorar os resultados.
É um dado relevante tanto para a gestão financeira quanto estratégica, permitindo avaliar quais são os clientes mais importantes do negócio, bem como aqueles procedimentos que mais contribuem para sua lucratividade. Também é um parâmetro indica se o faturamento está superando os gastos com a retenção ou se você está tendo prejuízos.
Como aumentar o ticket médio da clínica?
Agora que você já conheceu o conceito e a importância do ticket médio, podemos partir para a parte prática, mostrando como aumentá-lo. Definitivamente, uma das maneiras de fazer isso é adotando boas estratégias de marketing, que preencherão os horários disponíveis na agenda e mostrarão para o público os serviços oferecidos, inclusive os mais lucrativos.
Nesse sentido, também é recomendável indicar procedimentos ou serviços complementares, sempre que isso for possível. É uma forma de vender mais para as mesmas pessoas. Por fim, também é crucial que sua equipe esteja bem treinada e que a empresa conte com soluções em tecnologia, como um bom software de gestão, que facilitará o acesso a informações, sem precisar utilizar planilhas ou fazer cálculos manualmente.
Como você pôde ver, é muito importante saber o conceito e como aumentar o ticket médio da sua clínica. Qualquer empresa precisa de lucros para funcionar e, na área de saúde, as informações também servem para prestar um melhor serviço para os pacientes.
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