Em uma pesquisa realizada pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic), 94% das clínicas e hospitais utilizam computadores, enquanto 91% deles têm acesso à internet.
Entretanto, destes 94%, estima-se que apenas 49% dessas instituições de saúde utilizam algum sistema para registro de diagnóstico. Por fim, apenas 40% usam algum tipo de tecnologia na prescrição de medicamentos. Contudo, ao saber utilizar um software que tenha prontuário eletrônico, é possível garantir bons resultados da empresa.
Quer entender melhor sobre o que é prontuário eletrônico e quais os benefícios dessa tecnologia para o seu consultório e pacientes? Então, não deixe de conferir todos os tópicos que elaboramos para você a seguir. Boa leitura!
Quais as consequências de não aderir à tecnologia na clínica médica?
Quando o consultório médico não faz uso de uma boa tecnologia, a organização tende a ter sérios prejuízos. Entre eles, demora no atendimento, perda de informações, toneladas e mais toneladas de papéis arquivados e um sistema que já não se adapta às necessidades atuais no atendimento de pacientes em clínicas.
Resumidamente, aqueles que optam por manter o método tradicional de arquivamento de informações perdem em tempo e eficiência, além de ficar atrás de grandes hospitais, como o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo e o Hospital Samaritano, que já adotaram o sistema de prontuário eletrônico.
O que é um prontuário eletrônico?
Se você ainda não sabe como usar a tecnologia no dia a dia de sua clínica médica, está na hora de conhecer o prontuário eletrônico. Ele é considerado um repositório de informações mantidas de maneira eletrônica ao longo da vida de uma pessoa. Nesse sistema, são armazenados os dados de saúde, administrativas e clínicas.
Dessa forma, as informações dos pacientes são registradas e acessadas de forma online. Isso facilita a rotina dos profissionais do seu consultório. E o melhor de tudo é que esse sistema também pode ser interligado a outras plataformas, de forma a permitir acessar o prontuário eletrônico do paciente de qualquer lugar.
Como ele funciona?
Para que você tenha um bom prontuário eletrônico em seu consultório, é preciso escolher um software de qualidade e que ajude você nesse processo. Não se esqueça de que a ferramenta deve ser funcional e responsável para garantir a segurança dos dados dos pacientes.
Mas não é só isso. Para que a plataforma funcione corretamente, ela também deverá ter o certificado digital para a área de saúde, que siga os padrões da ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras). A partir disso, será possível assinar digitalmente os documentos gerados, sempre com segurança e praticidade.
O ideal é que o prontuário eletrônico tenha dados como:
- identificação do paciente;
- hipóteses diagnósticas;
- prescrições médicas;
- evolução médica;
- raciocínio médico;
- resumo de alta;
- fichas anestésicas e prescrições cirúrgicas;
- exames laboratoriais, radiológicos
Quais são os benefícios de utilizar o prontuário eletrônico?
Segundo pesquisas realizadas pelo Health IT, cerca de 80% dos profissionais e clínicas que utilizam o prontuário eletrônico dizem que ele aumentou a sua eficiência. Destes 80%, pelo menos 3/4 afirmam que o prontuário eletrônico antecipa o resultado de exames de laboratório, agilizando consideravelmente o processo de diagnóstico.
Seus benefícios são inúmeros, e dentre os principais, está a facilitação da vida do profissional de saúde, tornando mais eficazes diversos processos, além da segurança e precisão de diagnósticos.
Com o sistema de prontuário eletrônico, todos os outros processos tornam-se mais eficazes com o objetivo de dar mais foco no atendimento ao paciente, diminuindo a espera e aumentando a satisfação do paciente.
Veja, a seguir, outros benefícios do Prontuário Eletrônico:
- Os prontuários eletrônicos reduzem o tempo de arquivamento de informações. Todas os dados podem ser alterados, localizados e armazenados com apenas alguns cliques.
- Com os prontuários eletrônicos (online), o profissional (médico ou secretária) pode ter acesso às informações clínicas do paciente fora do consultório, em casos de atendimento de emergência.
- Prontuários eletrônicos facilitam a comunicação interna da clínica, fornecendo as informações necessárias de um profissional para outro com eficácia e segurança. Exemplo: médico, secretária etc.
- Integração entre os diversos profissionais de saúde. Todos os envolvidos no cuidado/tratamento de determinado paciente podem acessar e registrar informações sobre o seu andamento.
- Registro de informações mais preciso. Com os prontuários, você pode evitar erros de interpretações em letras ilegíveis.
Como aderir ao prontuário eletrônico?
Uma boa forma de aderir ao prontuário eletrônico é contar com o OnMed, um sistema para clínicas e consultórios médicos que possui diversas funcionalidades:
- agenda ilimitadas: para cadastrar e administrar as agendas que não têm login;
- SMS e WhatsApp: permite enviar a confirmação de consulta de forma automática;
- prontuário personalizado: permite que o médico escolha entre prontuários prontos ou personalizados.
O OnMed ainda conta com um suporte humanizado, com profissionais a postos para atender às necessidades da sua clínica e propor melhorias de forma conjunta. O software tem um ótimo custo-benefício, com as melhores opções de investimentos e planos.
Como você pôde perceber, os prontuários eletrônicos revolucionam o modo como o atendimento ao paciente é realizado em seu empreendimento, já que otimizam o trabalho dos profissionais do consultório médico. Porém, para que essa tecnologia funcione corretamente, é preciso contar com uma empresa séria e que ofereça um software de qualidade para sua empresa.
Você já conhece o software da OnMed? Entre em contato conosco e entenda melhor como a nossa plataforma pode contribuir para o sucesso do seu negócio. Temos excelentes soluções para sua instituição de saúde. Não perca essa oportunidade!