Empreender na área de saúde no Brasil pode ser algo extremamente desafiador, especialmente por se tratar de um ramo tão complexo e um país repleto de burocracias. No entanto, por meio de ações assertivas, é possível evitar uma série de problemas. Por isso, saber o que é contabilidade para médicos e como colocar em prática pode ser muito importante.
Por mais que o foco do bom profissional acabe sendo sempre voltado para sua clínica e o bem-estar dos pacientes, tomar alguns cuidados quanto ao pagamento de impostos, o enquadramento da empresa e outros pontos como por ser imprescindível. Continue sua leitura e descubra como fazer isso!
Afinal, o que é a contabilidade para médicos?
Como você já deve saber, a contabilidade é um ramo da ciência que objetiva estudar os registros numéricos realizados para determinar e ordenar, de uma maneira completa, todos os movimentos dos valores de uma pessoa ou entidade, registrando atos e variações de natureza econômica, que afetam a dinâmica financeira.
Para médicos e outros profissionais da saúde, trata-se de um tema muito importante, pois permite, por exemplo, cumprir as obrigações fiscais, evitar o pagamento de eventuais taxas indevidas e desnecessárias, ajuda na regularização dos impostos e permite fazer uma cobrança mais adequada para os pacientes do estabelecimento.
Qual é a importância da contabilidade para médicos?
Não é novidade para ninguém que, na sua rotina comum, os médicos estão ocupados com seus casos clínicos, analisando prontuários, orientando pacientes ou mesmo aumentando a sua capacitação técnica. No entanto, para ter um negócio de sucesso na área da saúde, a contabilidade e a gestão de finanças são ações simplesmente fundamentais.
Isso porque a própria legislação brasileira prevê, por exemplo, diferentes naturezas jurídicas e regimes de tributação, de acordo com características como porte da empresa, número dos funcionários e rendimentos anuais. Com isso, a falta de conhecimentos contábeis poderia incorrer em muitas dores de cabeça e eventuais prejuízos com multas.
Como fazer uma boa contabilidade para médicos?
Agora que você já sabe o que é a contabilidade para médicos e qual a sua importância no contexto dos estabelecimentos de saúde, é bem provável que esteja cogitando contar com uma boa solução contábil para sua clínica ou consultório. Além disso, existem algumas ações simples, mas que podem ajudar bastante nesse sentido. Confira.
Mantenha as contas bem organizadas
Não tem jeito: o primeiro passo para fazer uma boa contabilidade para médicos consiste em manter as contas bem organizadas. Se você é o gestor ou único profissional técnico da empresa, tenha em mente que você precisa compartilhar essa preocupação com sua equipe e todos precisam tomar medidas para evitar perdas de dados e descontroles.
A desorganização tende a deixar o negócio mais vulnerável a falhas ou esquecimentos, mas, de uma forma geral, você deve ficar de olho no registro de cada consulta, no valor pago pelos atendimentos, nas formas de pagamento, nas notas fiscais emitidas e assim por diante. Isso será útil para a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e outros tributos.
Prefira atuar como pessoa jurídica
Um tema que gera bastante debate entre os médicos é se vale a pena atuar como pessoa jurídica. Logicamente, cada caso é um caso, mas podemos afirmar tranquilamente que, de uma forma geral, trata-se de uma escolha vantajosa, uma vez que traz melhores previsões e também modelos específicos de contabilidade.
Além disso, a carga de tributos é menor, o que se reflete em mais economia e um melhor nível de faturamento. Para os egressos de medicina, são desmobilizadas três opções: as Microempresas, Empresa de Pequeno e de Médio Porte. Para a maioria, a Microempresa é a melhor escolha, pois permite faturamento anual máximo de R$ 360.000 e até nove funcionários.
Escolha um regime tributário adequado
O médico também precisa escolher o regime tributário mais adequado para a sua empresa. Afinal, é um item muito importante em termos contábeis, e uma decisão equivocada poderá fazer com que você tenha mais despesas do que precisaria. O Simples Nacional, por exemplo, tem a vantagem de possibilitar que todos os impostos sejam pagos em uma única guia.
Como se isso não bastasse, os valores de tributação são mais acessíveis. Já o chamado Lucro Presumido pode ser indicado para quem fatura mais, pois a base para os cálculos é predeterminada, permitindo que não seja preciso pagar sobre o lucro real. Ou seja, para uma empresa médica, as opções mais viáveis são o enquadramento no Simples Nacional ou Lucro Presumido.
Conte com um bom contador
Logicamente, para fazer boa contabilidade para médicos, uma dica valiosa é contar com um bom contador. Por mais que você lide bem com números e esteja familiarizado com algumas nuances do universo tributário brasileiro, a ajuda de um profissional especializado pode evitar prejuízos e apontar caminhos muito interessantes.
Ele pode contribuir sensivelmente, por exemplo, para a escolha do Regime Tributário mais adequado. Além disso, poderá lidar facilmente com o imenso volume de dados e informações que circulam pelo negócio, possibilitando que o médico e demais colaboradores possam focar em suas atividades e oferecer um serviço com ainda mais qualidade.
Utilize um software de gestão
Se você é o gestor da clínica ou tem poder decisório sobre os investimentos que devam ser feitos, tenha uma certeza: utilizar um bom software de gestão pode promover uma mudança significativa no dia a dia da clínica. Tenha em mente que, nos dias de hoje, é muito difícil operar com qualidade sem contar com o apoio da tecnologia.
Na área da saúde, um bom software de gestão é capaz de integrar todas as rotinas e demandas, centralizando dados contábeis e financeiros, além de otimizar todo o funcionamento e garantir o cumprimento de prazos, por meio de recursos como agenda eletrônica, elaboração de relatórios, armazenamento de documentos e muito mais.
Pronto! Agora você já sabe como fazer uma boa contabilidade para médicos. Basta seguir nossas dicas e não se esquecer de contar com uma boa solução em tecnologia.
Gostou de aprender sobre contabilidade para médicos? Quer contar com um dos melhores e mais eficientes softwares do mercado? Então, clique aqui e faça um teste gratuito!