Como reduzir o tempo de espera da clínica? Confira!

O tempo de espera é um dos principais motivos que levam clientes a abandonar empresas prestadoras de serviço, incluindo as clínicas médicas.

No setor de saúde, essa espera pode ser ainda mais crítica. Afinal, muitos pacientes chegam ao consultório debilitados, em jejum, ansiosos ou com outros sintomas que podem se agravar com a demora no atendimento. Nesse cenário, a criação de uma rotina focada na boa experiência do cliente é fundamental.

Neste post, vamos conhecer estratégias para a redução do tempo de espera nas clínicas e a importância da tecnologia nesse processo. Confira! 

Como reduzir o tempo de espera dos pacientes? 

As clínicas que conseguem reduzir o tempo de espera recebem, como benefícios, a fidelização dos pacientes, a manutenção de um clima agradável e cordial na recepção e nas salas de espera, e a redução de sintomas como medo, ansiedade, fome etc.

Além disso, há uma percepção positiva da clínica entre os clientes nas redes sociais, gerando uma corrente de indicações espontâneas. 

A seguir, vamos entender, de forma objetiva, o que pode ser feito para implementar essa redução de forma prática. Acompanhe!

Qualifique sua equipe

Quanto mais qualificada for a sua equipe, mais ágil será o atendimento, pois os funcionários saberão exatamente o que fazer e quais são os melhores caminhos a tomar — errando menos.

É Importante ter em mente que agilidade é diferente de pressa. O primeiro é focado em velocidade aliado à qualidade de trabalho, enquanto o segundo quer fazer rápido apenas pela velocidade.

A recepção é a primeira imagem que o paciente tem de uma clínica. Ou seja, além de oferecer um atendimento cordial e agradável, é importante ser eficiente e ter as informações necessárias para passar ao paciente, para que ele sinta a confiança de que receberá o atendimento adequado desde o início.  

Padronize os processos

Uma das maneiras mais práticas de tornar um processo mais ágil é por meio da padronização de rotinas. Quando os funcionários do atendimento sabem o que fazer, na sequência certa, há uma redução de erros, como marcar dois pacientes para um mesmo horário, o que gera um impasse desagradável para todos.

A padronização e criação de um guia documentado facilita o treinamento dos colaboradores, que terão uma base sólida para pautarem os seus trabalhos, evitando inconsistências e falta de critérios — por exemplo, quando um paciente recebe uma informação por telefone e, depois, é informado de forma diferente ao chegar na clínica ou durante o pós-atendimento.

Como um software de gestão pode ajudar nesse processo?

A melhor maneira de padronizar e automatizar os processos de sua clínica é com a adoção de um sistema de gestão, desenvolvido especificamente para as demandas desse setor.

Um bom sistema de gestão para clínicas, que contribui para a redução do tempo de espera dos pacientes, deve apresentar recursos como:

  • agendas ilimitadas;
  • cadastro de pacientes;
  • chat entre usuários;
  • confirmação de consultas via SMS ou WhatsApp;
  • suporte a WhatsApp, chat e e-mail;
  • envio de relatórios;
  • envio de e-mails;
  • controle de estoque;
  • módulo de orçamentos;
  • prontuário com assinatura digital;
  • controle financeiro;
  • documentos personalizados;
  • assinatura de receita digital;
  • pedidos de exames e receitas;
  • nota fiscal eletrônica.

Esperamos que, após a leitura deste post, você tenha entendido a importância de reduzir o tempo de espera em clínicas e consultórios médicos, e como a tecnologia pode ajudar nesse processo.

O Sistema OnMed tem todos os recursos necessários para automatizar as rotinas de sua clínica, tornando o trabalho dos colaboradores mais fluido, e o atendimento ao paciente mais ágil e eficiente.

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