Ao longo dos anos, os cuidados em saúde ajustaram o seu foco para uma melhor abordagem do paciente. O que antes era centrado no problema, tornou-se centrado na pessoa. Nessa perspectiva, uma equipe multidisciplinar de saúde apresenta um papel fundamental.
Afinal, seriam os médicos e enfermeiros os únicos responsáveis pela promoção de saúde? De jeito nenhum! Existe uma série de profissionais capacitados que podem, cada um em sua área, oferecer um cuidado a mais para a população.
Esse cuidado não deve ser considerado adicional, mas fundamental para uma melhor qualidade de vida. Por isso, vamos entender melhor o papel de uma equipe multiprofissional!
Entenda o que é equipe multidisciplinar de saúde
Como o próprio nome sugere, uma equipe multidisciplinar é composta por vários colaboradores de diferentes áreas. Esse grupo abrange diversas qualificações técnicas e experiências profissionais.
Sendo assim, ela vai ampliar o cuidado com o paciente e, de maneira complementar, oferecer uma maior assistência. Então, o que antes era composto apenas por médico e enfermeiro, pode englobar outras áreas, como:
- nutrição;
- psicologia;
- fisioterapia;
- educação física.
Saiba quais são os benefícios associados
Você já sabe que o cuidado fica mais completo com uma equipe multidisciplinar. Mas será que isso é realmente benéfico? Sem dúvidas, existem inúmeras vantagens.
Um indivíduo dislipidêmico, por exemplo, é beneficiado pelo tratamento com estatinas. Porém, quando associada à reeducação alimentar, prática de atividades físicas e abordagem psicossocial da alimentação, há uma potencialização de resultados.
Logo, a união de diferentes qualificações em prol de um mesmo objetivo otimiza, de maneira significante, a assistência em saúde.
Por um lado, o paciente recebe um tratamento individualizado, com maior chance de sucesso. Por outro, os próprios prestadores de serviço começam a se destacar frente aos demais. Tudo isso, graças a uma abordagem completa, especializada e personalizada para a população.
Veja como colocar em prática o conceito
Se você deseja implementar uma equipe multidisciplinar, existem algumas etapas simples para isso. Primeiro, defina quais profissionais vão compor o grupo. Quais áreas são essenciais para complementar suas abordagens?
Feito isso, busque pelos profissionais em si. Lembre-se de dois pontos importantes: competência e trabalho em equipe. O primeiro vai retratar a capacidade técnica de oferecer o melhor cuidado para o paciente. Já o segundo, vai sugerir como será o dia a dia com aquele colaborador.
É muito importante que o grupo esteja bem alinhado e focado na assistência ao paciente. Por isso, invista também no gerenciamento de conflitos, caso venham a surgir.
A última dica consiste na determinação de tarefas. Cada prestador deve ter sua capacidade individual valorizada e, dentro do grupo, é preciso definir bem os papéis de cada um. Esses pontos vão direcionar para os benefícios do conceito em questão.
Uma equipe multidisciplinar de saúde é um dos pontos principais para uma assistência de qualidade. Isso leva a benefícios tanto para o paciente como também para as clínicas multiprofissionais. Ao encontrar todas as soluções em um só lugar, a ponto de otimizar o tratamento, existe uma maior chance de sucesso na evolução do quadro, além de maior destaque para a equipe frente às demais.
Gostou das dicas? Acompanhe nossas redes sociais e não perca nenhum conteúdo!