Com o avançar dos anos, o atendimento médico transferiu seu foco da doença para o paciente como um todo. Por esse motivo, o método centrado na pessoa oferece um atendimento personalizado para cada indivíduo em específico.
Quer um exemplo? Imagine duas pessoas portadoras de dislipidemia. Uma delas precisa trabalhar dois turnos por dia e gasta muito tempo de locomoção. Já outra faz home office por apenas um turno. Para qual delas é mais fácil colocar em prática as atividades físicas?
Esse é um exemplo básico de como a abordagem médica deve considerar cada realidade. Porém, não é só a clínica que deve ser personalizada. Continue a leitura e descubra as vantagens do atendimento personalizado!
Entenda o que é o atendimento personalizado
O primeiro passo para entender um atendimento personalizado é saber que existe uma diferença entre ele e o padronizado. É preciso entender as particularidades de cada pessoa e lançar mão de ferramentas que ajudem nisso.
De fato, não podemos deixar completamente de lado algumas etapas básicas do cuidado. Porém, dentro de cada uma delas, é possível personalizar a comunicação com o paciente.
Portanto, o atendimento personalizado visa oferecer uma experiência completa aos usuários do serviço, considerando a individualidade de cada um.
Saiba quais são as vantagens do recurso
Mas será que é algo realmente vantajoso? Primeiramente, essa é uma prática que vai viabilizar serviços mais rápidos. Isso porque o médico e os demais colaboradores vão conhecer as demandas daquela pessoa em específico.
A partir do momento em que se conhece as queixas individuais, é possível preparar um retorno para cada uma delas. Dessa forma, há um fortalecimento da relação médico-paciente, além de mais um passo rumo ao sucesso da assistência.
Diante da rapidez no atendimento, sem deixar de lado a solução das demandas, você vai se deparar com pacientes mais satisfeitos. A partir do momento em que as expectativas são atendidas com excelência, há maior chance de fidelização.
Veja como colocá-lo em prática
Para colocar em prática o atendimento personalizado, é interessante entender o papel da equipe e o que pode ser atribuído à automatização. Nesse sentido, médicos e software precisam unir forças para garantir uma melhor experiência.
No caso dos sistemas de gerenciamento, existem funções importantes para um atendimento individualizado. Confirmação de consultas, envio de mensagem instantânea, comunicação por e-mail, prontuário eletrônico — tudo isso contribui!
Já para a equipe do local, é necessário tratar cada paciente com o devido respeito e atenção. Um dos caminhos para isso é o atendimento humanizado, no qual a escuta atenciosa personaliza o cuidado e individualiza a abordagem.
Concluímos, portanto, que o atendimento personalizado é mais do que uma maneira de garantir uma boa experiência ao paciente. Isso porque ele viabiliza uma boa prática médica, que deve ser complementada com abordagem técnica adequada, mas sem deixar de lado as individualidades.
Dessa forma, busque aliados para colocar esse atendimento em prática e não se esqueça de que o software de gestão é o seu braço direito nessa jornada!
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