O que é e por que se atentar aos pacientes digitais? Entenda

Aplicativos de mensagens, alimentação, transporte — nada disso fazia parte da realidade da população há algumas décadas. E qual seria o impacto para a saúde? Bem, um dos aspectos é o conceito de pacientes digitais.

Para quem acha que a tecnologia contribui apenas para um tratamento mais qualificado, ela também influencia no comportamento dos pacientes. O contato com a internet e demais tecnologias, sem dúvidas, moldou um usuário mais prático e exigente.

Dessa forma, como os médicos podem se preparar para atender melhor esse perfil de pacientes? Existem algumas competências e, claro, investimentos para tal. Confira!

Entenda quem são os pacientes digitais

Os pacientes digitais não são aqueles que, necessariamente, vão exigir consultas online. Na verdade, são as pessoas que utilizam a tecnologia para receber um melhor cuidado em saúde, desde o agendamento até o pós-atendimento.

Portanto, são clientes que vão querer maior praticidade para marcar o horário. Além disso, já fizeram o uso de buscadores para entender melhor os sintomas e as características do seu diagnóstico.

Por fim, são pacientes que não vão querer comparecer a um estabelecimento apenas para pegar um envelope com o resultado de exames.

Saiba qual é a importância de conhecer esse paciente

E por que é tão importante conhecer esse perfil de paciente? Simples: para oferecer o tipo de cuidado que ele prefere receber. Isso não quer dizer que você deva aceitar tudo aquilo que for solicitado — basta disponibilizar ferramentas para uma saúde mais digital.

Esse investimento em tecnologia deve ser iniciado com a escolha de bons prestadores de serviço, a começar pela segurança digital — mas sem esquecer de um bom software de gestão. Lembre-se de que a escolha ideal não é a que apresente mais funcionalidades, mas sim a mais assertiva.

Dessa forma, ao considerar as opções de sistemas, opte por aquela que mais contemple as necessidades do seu negócio — e não se esqueça de levar em conta, também, as necessidades do seu perfil de paciente.

Veja como atendê-lo melhor

Para finalizar, vamos recapitular algumas maneiras de melhor atender um paciente digital. Primeiro, preze pela segurança e proteção de dados. De que adianta garantir tecnologia, se as informações caírem em mãos erradas?

Na sequência, escolha ferramentas capazes de contemplar toda a jornada do paciente. Um software com agenda é algo básico. Então, que tal a busca por diferenciais? Exemplo disso é o agendamento online, no qual o próprio paciente tem a autonomia para marcar um horário.

E não é só isso! Existe uma série de funções que levam praticidade e agilidade para a assistência, do jeitinho que o paciente digital gosta — como confirmação de consulta, prontuário eletrônico e resultado de exames online, dentre outros!

Vimos, então, que os pacientes digitais são aqueles que contam com a tecnologia para receber cuidados em saúde. Isso pode ter relação direta com o atendimento em si, como telemedicina ou a busca pela compreensão da doença em plataformas online.

Porém, também pode ser representado por recursos que contemplem as etapas da jornada, como agendamento facilitado e comunicação via aplicativos de mensagens.

E você, preza por qual ferramenta digital na área da saúde? Conte-nos nos comentários!