Saber como calcular o ROI de uma clínica médica pode fazer toda a diferença nos resultados. Isso porque ele gera informações relevantes para avaliar o desempenho do negócio, servindo como uma bússola para redirecionamentos necessários.
É sobre isso que trataremos neste post. A seguir, entenda melhor o conceito de ROI, sua importância, vantagens e como fazer o cálculo para a sua clínica. Confira!
O que é ROI?
ROI é a abreviação de “Return Over Investment”, que se traduz livremente como Retorno sobre o Investimento ou Taxa de Retorno, termos pelos quais também é conhecido.
Ele se refere à relação entre o valor gasto em um determinado investimento da clínica e o resultado obtido, sendo uma métrica utilizada para avaliar de maneira precisa o lucro de um negócio. Dessa forma, trata-se de um instrumento fundamental para o acompanhamento das finanças de uma clínica.
Esse é um indicador muito importante, que serve para qualquer tipo de investimento do qual se espera algum retorno financeiro. Por isso, é muito utilizado pelo setor de marketing das empresas visando mensurar o lucro de cada uma das campanhas.
Além disso, ele permite avaliar os tipos de ação mais interessantes e identificar quais delas precisam ser eliminadas, formando uma base de dados para fundamentar as decisões futuras da clínica.
Como fazer o cálculo do ROI em clínicas?
O cálculo do ROI em clínicas é muito simples de ser realizado, sendo altamente recomendável acompanhá-lo periodicamente conforme o tempo projetado para uma determinada ação apresentar os seus resultados.
Para calcular o ROI, é preciso subtrair o investimento inicial do ganho obtido. Em seguida, você deve dividir o resultado por esse ganho. A fórmula para o cálculo é a seguinte:
ROI = (valor obtido ao final do tempo analisado – investimento inicial) / investimento inicial.
Quer um exemplo? Suponhamos que você tenha aberto a sua clínica há dois anos. O primeiro passo para calcular o ROI é somar todos os valores que gastou com a montagem da sua clínica, como:
- contratação de pessoal;
- decoração;
- equipamentos;
- materiais;
- móveis;
- taxas etc.
Para exemplificar, podemos considerar que o valor do investimento inicial foi de R$ 150 mil. Em seguida, você calculou o recebido ao longo desse período e verificou que obteve R$ 300 mil. Aplicando a fórmula, ficaria:
(300.000,00 – 150.000,00)/150.000,00= 1
Dessa forma, após dois anos de funcionamento, a sua clínica atingiu um ROI no valor de 1 (um).
Mas como analisar esse resultado? Para facilitar a análise, é possível converter o ROI em porcentagem. Assim, basta multiplicar o valor obtido por 100.
Dessa forma, seguindo o exemplo citado, a sua taxa de retorno seria de 100% em dois anos. Isso significa que, durante o período analisado, a sua clínica superou o gasto inicial e ainda obteve lucro.
No entanto, é preciso considerar o tempo relacionado aos resultados. Isso porque um resultado de 100% que a clínica demorou 8 anos para obter pode não ser tão bom. Esse é um aspecto importante, especialmente se a clínica pretende atrair investidores, pois eles costumam definir um prazo para recuperar o valor investido.
Quais as vantagens de acompanhar de perto o ROI da clínica?
As vantagens de acompanhar o ROI da clínica são diversas. Contudo, a grande vantagem é que essa métrica mostra a lucratividade do empreendimento e dos investimentos ao longo do tempo.
Nesse sentido, é um importante instrumento para avaliar a eficácia na distribuição dos diversos recursos, indicando quando um investimento terá um bom retorno. Veja, a seguir, os benefícios desse acompanhamento:
- facilita a análise comparativa entre diferentes tipos de investimentos;
- serve como base para classificar as diferentes ações e escolher as opções mais lucrativas;
- simplifica o cálculo e se fundamenta em dados que o financeiro já tem, evitando a necessidade de coletar informações.
Quando o médico gestor não se preocupa com essa questão, incorre em riscos financeiros por não ter a real noção de lucratividade e desempenho.
Como você pôde ver, aprender como calcular o ROI da sua clínica médica é essencial para entender como está o desempenho do seu negócio e quais ações devem ser tomadas.
Gostou dessas informações e quer continuar acompanhando as nossas publicações? Então, curta a nossa página no Facebook!