Com a rotina corrida de uma clínica, nem sempre há tempo de olhar bem a agenda e entender quais são as necessidades para aquele dia. Isso pode gerar diversos problemas, desde atrasos à falta de preparo para lidar com indivíduo da maneira correta. Por isso, é extremamente importante ter um bom controle de pacientes.
O que muitos médicos não sabem, entretanto, é que não basta fazer o controle por métodos antigos, baseados em caneta e papel ou até planilhas eletrônicas. Existem recursos mais modernos atualmente que são capazes de facilitar a vida do profissional e que contam com recursos surpreendentes.
Continue a leitura para entender como fazer um bom controle de pacientes na sua clínica.
Quais são os benefícios do controle de pacientes?
Os benefícios do controle de pacientes são notáveis tanto para a clínica quanto para os próprios pacientes, que não precisarão lidar com desorganização ou outras questões que atrapalham sua programação para o dia da consulta. Entenda melhor a seguir.
Melhora a eficiência operacional
Um sistema organizado de controle de pacientes permite que a clínica funcione com muito mais eficiência. Afinal, processos como agendamento e gestão de prontuários serão feitos quase que instantaneamente, permitindo que a equipe foque em outras tarefas, reduzindo erros e otimizando o tempo.
Proporciona uma experiência positiva ao paciente
Quando o histórico médico de um paciente está facilmente acessível, os profissionais de saúde podem oferecer um atendimento mais personalizado. Isso resulta em uma experiência mais satisfatória para o paciente, que sente que suas necessidades estão sendo atendidas com atenção e cuidado.
Reduz custos
Com um controle de retorno de pacientes bem estruturado, a clínica pode reduzir desperdícios, como consultas perdidas e duplicação de exames. Na prática, há a geração de uma economia significativa, tanto em termos financeiros quanto de recursos.
Como fazer o controle de pacientes?
Existem alguns meios modernos que facilitam a rotina médica quando o assunto é controle de pacientes. Aprenda a fazer isso com as nossas dicas abaixo.
Tenha um sistema de agendamento online
Um sistema de agendamento permite que os pacientes marquem consultas de forma autônoma, sem a necessidade de ligações ou visitas à clínica. Além disso, eles enviam lembretes, reduzindo a carga de trabalho que as pessoas da recepção ou secretaria têm em organizar os atendimentos.
Use a tecnologia a seu favor
Existem sistemas que são feitos sob medida para as necessidades médicas, capazes de armazenar as informações mais relevantes sobre o quadro do paciente e que podem facilitar bastante a vida do médico. Em vez de fazer um controle de pacientes no Excel, que depende de controle humano, o mais indicado é contar com softwares desse tipo.
Como um sistema médico pode ajudar no controle de pacientes?
Além de oferecerem prontuário eletrônico e gestão de agendamentos, os sistemas médicos podem facilitar a comunicação com o paciente por meio de mensagens relacionadas ao seu tratamento. Somado a isso, os melhores softwares ainda podem oferecer facilidades acerca da gestão fiscal e financeira da clínica, auxiliando na parte administrativa.
A OnMed, por exemplo, oferece um sistema completo de gestão médica que foi desenvolvido para facilitar o controle de pacientes em clínicas de todos os tamanhos. Com nossa solução, você pode centralizar todas as informações dos seus pacientes, agendar consultas, enviar lembretes automáticos e gerar relatórios detalhados para melhorar a tomada de decisões.
Com as dicas que apresentamos ao longo deste conteúdo, ficou claro como um sistema de controle de pacientes pode facilitar bastante a rotina de uma clínica. Por isso, nada de ficar refém de metodologias antigas que mais atrapalham do que ajudam.
Faça um teste gratuito do nosso software e veja como suas funcionalidades podem melhorar a qualidade dos seus atendimentos e a organização da clínica.