Teleconsulta: como atender pacientes nesse modelo?

Oferecer um sistema de teleconsulta aos seus pacientes significa proporcionar conforto e praticidade, é claro, mas também é uma questão de necessidade. Afinal, ainda que determinados exames e procedimentos dependam da presença física do paciente, a anamnese pode acontecer via telemedicina, evitando deslocamentos desnecessários.

Mesmo assim, muitos médicos ainda têm receio em empregar essa tecnologia na sua rotina, preocupados em deixar a qualidade do atendimento cair ou gerar uma demanda a qual ele não conseguirá acompanhar. Contudo, com o auxílio dos sistemas certos, é possível obter todos os benefícios da teleconsulta sem ter dores de cabeça.

Explicaremos todos os detalhes que você precisa saber sobre a teleconsulta para que você possa oferecê-la em sua clínica com o suporte adequado. Acompanhe!

Qual é a importância da teleconsulta?

A teleconsulta ganhou destaque recentemente, após a pandemia de COVID-19, que impulsionou a necessidade de alternativas ao atendimento presencial. Essa modalidade permite que os médicos alcancem um maior número de pacientes, principalmente aqueles em áreas remotas, nas quais o acesso a especialistas pode ser limitado.

Além disso, a prática facilita o acompanhamento de pacientes crônicos, a triagem inicial de sintomas e o suporte em casos menos graves, reduzindo a necessidade de deslocamentos e economizando tempo para ambos, pacientes e médicos.

Somado a isso, trata-se de uma ferramenta que também tem apelo social, ainda mais porque alguns médicos oferecem esse tipo de serviço a custos mais acessíveis.

Como oferecer uma teleconsulta?

Existem alguns requisitos que devem ser atendidos a fim de que o fornecimento da teleconsulta online funcione da melhor maneira possível. Confira os nossos destaques a seguir.

Aposte no atendimento

Não estar diante do paciente fisicamente não significa que o seu atendimento possa ser menos acolhedor ou empático. Pelo contrário, como há barreiras digitais, a recepção humana deve ser ainda maior para que o indivíduo se sinta realmente ouvido. Para isso, mantenha uma comunicação clara, objetiva, que parta de um lugar de entendimento sobre a necessidade do outro.

A fim de facilitar esse contato a distância, o ideal é que você tenha os recursos tecnológicos adequados, como uma boa câmera, conexão de internet estável, microfone de qualidade e um sistema que auxilie no agendamento e no registro de informações.

Problemas técnicos podem causar impaciência, principalmente se for uma teleconsulta de pediatria. Essa falta de cuidado tende a afastar pacientes e a dificultar sua capacidade de retenção.

Evite atrasos

É comum ouvirmos que os profissionais da área de saúde não são nada pontuais. Infelizmente, devido à rotina complicada de atendimentos, gestão e especialização constante, os médicos geralmente têm dificuldade em organizar o tempo, independentemente do formato de atendimento.

Entretanto, esse é um mal que deve ser combatido a todo custo no modelo de teleconsulta, já que o paciente pode pensar que não há motivos para uma simples ligação sofrer com atrasos. Portanto, com o apoio de um sistema de telemedicina, organize a sua agenda apenas com a quantidade de pessoas que você realmente pode atender e comunique com o máximo de antecedência possível eventuais mudanças nos planos.

Tenha consentimento online

O alinhamento das expectativas quanto às limitações da teleconsulta deve ser claro e documentado para que o paciente saiba que o médico, apesar de disponível e capaz de auxiliar, não tem acesso às mesmas ferramentas que teria em uma consulta presencial.

Sendo assim, é importante que você utilize termos de consentimento digitais, que podem ser assinados eletronicamente, para formalizar o processo de maneira prática e segura, evitando constrangimentos para ambas as partes. Se possível, reforce as características da teleconsulta já nos primeiros minutos do atendimento para evitar dúvidas sobre esse acordo.

Faça a prescrição online

Existem plataformas que oferecem a possibilidade de prescrever receitas digitalmente que são reconhecidas e aceitas em farmácias de todo o Brasil. Esse recurso facilita a vida do paciente, que pode receber a prescrição por e-mail ou diretamente em seu smartphone, sem a necessidade de papel.

É ideal que você conte com o suporte de uma ferramenta desse tipo, principalmente se ela for integrada ao seu sistema médico do consultório. Dessa forma, além da redução de erros, você tem um controle mais acertado sobre tudo que prescreveu e consegue analisar o histórico do paciente com mais precisão.

Emita atestados online

Assim como as receitas, os atestados médicos também podem ser emitidos digitalmente, facilitando novamente a vida do paciente com a praticidade e a do médico em casos de necessidade de consultas posteriores.

O sistema, no entanto, deve estar em conformidade com as leis e regulamentações sobre a emissão de atestados médicos, além das diretrizes da LGPD. Afinal, você está lidando com informações confidenciais e que devem ser armazenadas com segurança, além de terem o acesso limitado apenas a quem realmente interessa.

Como a tecnologia pode ajudar?

Não é novidade que a teleconsulta e a tecnologia andam de mãos dadas para agilizar o atendimento médico. Um bom sistema de gestão médica é capaz de integrar a rotina da clínica às consultas digitais, facilitando demais a vida do médico atarefado que não pode perder tempo.

Além da organização dos prontuários e da agenda de teleconsultas para evitar conflitos, o software faz a integração com o banco de dados da clínica em conformidade com a LGPD, apresentando todo o histórico de consultas do paciente, as prescrições médicas e até os atestados que ele recebeu.

Tudo isso reduz as chances de erros humanos porque as funções de atualização, preenchimento de dados e disponibilização das informações são feitas automaticamente. Dessa forma, o médico pode se concentrar em atender às necessidades do paciente em vez de ficar preso à burocracia administrativa.

Chegamos ao final do nosso artigo sobre teleconsulta e esperamos que você tenha compreendido a importância de oferecer essa modalidade de atendimento em sua clínica. Além de poder aumentar o seu alcance e o faturamento da clínica, essa solução consegue facilitar bastante a rotina médica, principalmente se o profissional contar com o suporte de um software de qualidade.

Se você gostou deste artigo e está interessado em soluções tecnológicas para o seu consultório, basta ler o nosso conteúdo sobre ERPs para clínicas médicas!