Convênios ou particular? Como engajar clientes?

Convênios ou particular? Como engajar clientes?

Não há dúvidas de que, para os profissionais médicos, manter seus pacientes em atendimento particular é uma excelente opção. Mas para chegar ao patamar de atender apenas dessa forma há um caminho a percorrer.

Em geral, quem atende somente de modo particular já possui uma carreira sólida, alguns anos de estrada e conseguiu engajar e fidelizar seus pacientes.

Há diversas maneiras de levar a carreira para esse caminho, e a mais comum é iniciar atendendo a convênios de saúde.

Por que atender convênios?

Mesmo que o valor da consulta pelo convênio seja muito inferior a particular, o volume de pacientes será muito maior. O seu nome estará no Guia Médico e quem precisar de sua especialidade vai chegar muito mais fácil até você, por isso sempre haverá novos clientes em seu consultório ou clínica, e é preciso empenho para gerenciar a sua agenda de pacientes.

Mas qual a vantagem em precisar trabalhar muito mais para ganhar a mesma quantia? A resposta é simples: muito mais clientes conhecerão o seu trabalho, e essa é uma ótima forma de engajar pessoas que, no futuro, vão dar prioridade ao seu serviço, mesmo que de forma particular.

Para isso, é preciso prestar um bom atendimento, e quanto mais personalizado, melhor.
A principal reclamação dos usuários que utilizam plano de saúde em relação aos médicos é que foram atendidos de forma negligente e pouco atenciosa.

Quando um cliente procura por um médico, de uma forma geral ele tem um problema de saúde e, por isso, já se sente fragilizado.Mesmo que, pelo volume de consultas, o tempo do paciente em sala precise ser menor, é importante que o atendimento seja satisfatório.

Fazer uma cartela de clientes fiéis é o primeiro passo para conseguir mais tranquilidade profissional, e isso exige um esforço inicial.

E se mesmo assim eu quiser atender apenas clientes particulares?

Se mesmo com as vantagens de iniciar a carreira atendendo por planos de saúde para solidificar uma boa base de clientes você optar por atender apenas de modo particular, então é necessário ter em mente que será necessário ter um planejamento de gestão bem definido.

Apesar de a remuneração por consulta ser mais alta e ajudar a fechar a conta no fim do mês, é preciso saber que sua agenda será bem menos apertada.

Uma das principais dicas é não misturar as finanças do consultório ou clínica com as despesas particulares. Um software especializado em gestão médica pode ajudar muito neste quesito. Quer informatizar a sua clínica? Saiba como começar.

Apesar disso, como a remuneração por consulta é maior, é possível administrar melhor a agenda, tendo mais tempo livre para se atualizar, por exemplo. Aliás, atualização profissional deve ser uma constante aos profissionais que optam por atender somente de forma particular, porque novidades sempre atraem mais clientes.

Outra economia de tempo que ocorre quando o médico opta por não atender planos de saúde é a desburocratização do processo, uma vez que não há exigências de comprovação de consulta ou outros procedimentos do tipo.

E você, já pensou em por qual caminho deseja seguir a sua carreira?
Não importa a sua escolha, conte com a OnMed para ajudar na gestão de seu consultório ou clínica.

ebook-guia-de-produtividade-para-clinicas-e-consultorios-medicos