A gestão de uma clínica pode não ser tão simples quanto parece. Não é raro ouvir o consultório dá prejuízo nos primeiros meses ou no início de um novo projeto ou empreendimento. Onde está o erro? Neste momento, é imprescindível pensar em como otimizar processos.
Neste artigo, vamos dar algumas dicas sobre como otimizar processos dentro de uma clínica e o caminho para o sucesso na área, que é cada vez mais concorrida. Confira!
A importância de não sobrecarregar a sua equipe.
Ao contrário do que muitos imaginam, otimizar não é dar mais funções para os funcionários.
Muito pelo contrário, sobrecarregar membros da equipe com funções, às vezes até desnecessárias, tira deles a eficiência que eles deveriam ter em suas funções originais.
São enfermeiros ou médicos? Proponha turnos de trabalho que revezem folgas, evitando a completa fadiga do membro da equipe.
Não caia na tentação de colocar alguém para trabalhar em turnos longos e por vários dias na semana, porque isso será totalmente ineficaz! O profissional perde parte de seu potencial, fica estressado e, caso ele cometa algum erro por causa deste cansaço, a clínica perde dinheiro e reconhecimento!
E esse cuidado na gestão de funcionário nos leva ao próximo tópico. Afinal, entender como gerir bem uma equipe também parte de alguns outros pontos importantes, como você vai ver.
Como organizar melhor sua clínica?
O segredo de como otimizar processos na clínica está, com certeza, na gestão. Uma gestão eficiente mantém os funcionários satisfeitos, agiliza processos e otimiza a comunicação interna. E nada melhor para se ter uma boa gestão do que contar com algumas dicas básicas, como investir em softwares de gestão para a sua clínica.
Software de gestão para otimizar processos
Nada de marcar consultas usando agendas físicas. Além de extremamente ineficientes, elas são passíveis de muitos erros.
Por isso, a melhor opção para as clínicas são os softwares de gestão. Através deles, consultas são marcadas com muito mais rapidez e você consegue até manter um controle de marcação, informações sobre pacientes, financeiro, contabilidade e mais.
Reuniões periódicas para receber feedback da equipe
Não adianta ter uma clínica toda organizada, se os seus funcionários estão insatisfeitos. No caso das clínicas, isso é ainda mais complexo porque os membros da equipe médica são os principais à atender pacientes.
Isso significa que a imagem que o seu paciente terá da clínica será passada diretamente pelo atendimento que ele receber dentro do consultório. Por isso, promova reuniões regulares com sua equipe e procure saber se algo na rotina de trabalho não está satisfazendo as expectativas.
Alguns problemas simples, como a falta de uma comunicação eficiente com as recepcionistas, por exemplo, podem atrapalhar bastante a rotina dos médicos. Questões como estas devem ser solucionadas por você o quanto antes.
O ideal é que, ao ouvir uma sugestão, você consulte os outros membros da equipe e entenda se a medida é realmente necessária.
Proponha atualizações constantes
Não tenha medo de novidades. Perfil nas redes sociais, sistemas de automação e até novas maneiras de otimizar a comunicação dentro da clínica: tudo que é novo pode ser mais uma maneira de como otimizar processos na clínica.
Mas, claro, tudo deve ser feito com cuidado. Analise o perfil da clínica e veja o que realmente é útil para ela. Muitas vezes, ter mais um perfil em rede social pode não acrescentar em nada na divulgação do consultório, por exemplo.
Agora que você já sabe como otimizar processos dentro da sua clínica, basta só colocar as dicas dadas acima em prática e começar a obter resultados cada vez mais promissores para o seu negócio. Aproveite e baixe gratuitamente nosso Manual Rápido: A rotina melhorada de quem possui um software de gestão para clínicas. O download é gratuito.