Investir no treinamento de colaboradores é uma ação fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Quando pensamos em uma empresa da área de saúde, isso é ainda mais importante, por ser um ramo delicado e que lida diretamente com os clientes. Por isso, preparamos um post mostrando como treinar equipe de atendimento do consultório.
Com isso, há um tremendo ganho em termos de produtividade, além de facilitar a comunicação e estabelecer um padrão de qualidade na organização, o que pode colocar a sua clínica em outro patamar competitivo.
Quer descobrir como fazer isso? Então, não deixe de continuar a leitura do nosso conteúdo até o final.
Trabalhe melhor a comunicação
O primeiro passo para treinar equipe de atendimento do consultório consiste em trabalhar a comunicação interna. Afinal, essa é uma atribuição essencial dos colaboradores, notadamente da recepção, que precisam compreender o funcionamento do negócio, filtrar dados que devem ser passados para a gestão e, de quebra, melhorar a experiência do paciente.
Para isso, você precisa ter um diálogo aberto e constante com os funcionários, explicando seus objetivos e mostrando como os impasses mais comuns da rotina devem ser resolvidos. Dessa forma, além de não haver desgastes desnecessários, a imagem da sua clínica não será jamais prejudicada, pois sempre haverá uma solução mais cabível em cada momento.
Estabeleça protocolos e padrões
Outro passo importante para treinar equipe de atendimento do consultório consiste em estabelecer protocolos e padrões de excelência para o dia a dia. Para isso, você deve considerar alguns aspectos, como os valores, a missão e as metas que você estipulou para sua empresa, pensando em curto, médio e longo prazos.
Uma das formas pelas quais isso pode ser feito é criando uma espécie de documento, como um manual de atendimento, que deve ser bastante claro quanto às recomendações, até para não cobrar algo que sequer foi passado. O envolvimento do médico responsável neste processo será fundamental para gerar obra completa e sem lacunas.
Explique os principais procedimentos
Por fim, independentemente da sua especialidade, uma dica muito valiosa para quem quer treinar a equipe de atendimento do consultório consiste em explicar os procedimentos que são realizados ali. Mesmo que tais profissionais não sejam propriamente da área da saúde, eles trabalharão melhor ao terem uma noção mais completa do que acontece nas consultas.
Na prática, isso implica que eles são apenas receberão os pacientes, como também poderão fazer marcações mais acertadas na agenda e solucionarão alguns problemas básicos, evitando estresses desnecessários para a gestão. Não é necessário dominar as técnicas ou os detalhes, mas apenas o suficiente para responder perguntas e também direcionar os clientes.
Pronto! Agora você já sabe como treinar a equipe de atendimento do consultório! É um investimento certeiro, que retorna para sua empresa em forma de produtividade, otimização da rotina e mais credibilidade perante os clientes!
Gostou de aprender como treinar equipe de atendimento do consultório? Ainda ficou com alguma dúvida ou quer deixar a sua sugestão? Então, não deixe de fazer o seu comentário aqui no post!