O sucesso de um bom profissional de saúde não se restringe apenas à sua reputação dentro do segmento, em uma agenda cheia ou em um lucrativo fluxo de caixa no final do mês. Afinal, manter um bom relacionamento com o público também é imprescindível. Por isso, resolvemos preparar 3 boas dicas para melhorar a comunicação com pacientes.
Nos dias de hoje, não dá para deixar de ressaltar a importância do uso da tecnologia, bem como de um atendimento humanizado e um vocabulário que possa ser bem compreendido, até mesmo pelas pessoas mais simples. Quer descobrir como fazer isso? Então, continue a sua leitura!
1. Evite uma linguagem muito técnica
Uma das boas dicas para melhorar a comunicação na clínica consiste em evitar o uso de uma linguagem muito técnica. Naturalmente, como os médicos estudam muito e estão habituados com os jargões da área da saúde, é comum que acabem falando termos de alta complexidade sem perceber, causando uma tremenda confusão entre os pacientes.
Por isso, mesmo que você esteja com a agenda repleta de consultas , é preciso ter toda a atenção do mundo na hora de explicar um diagnóstico, a prescrição de medicamentos, as condutas recomendadas e assim por diante. Em caso de dúvidas, não se furte de explicar com calma, até que a situação fique completamente esclarecida para a pessoa.
2. Aposte no poder das redes sociais
Nos dias de hoje, não dá para falar em boas dicas para melhorar a comunicação com pacientes sem citar as redes sociais. Elas são parte do dia a dia de muitas pessoas em todo o planeta, sendo uma maneira pela qual elas se expressam, interagem com conhecidos, buscam informações de especialistas, pesquisam sobre temas de seu interesse e muito mais.
Sendo assim, não deixe de ter um perfil nas principais mídias do gênero, em sintonia com os valores, a visão e a missão do seu negócio. O Instagram, por exemplo, permite que você compartilhe sua rotina, crie enquetes e poste fotos. Já o Facebook possibilita a criação de uma Fanpage, além do compartilhamento de materiais e conteúdos relevantes.
3. Ofereça um atendimento humanizado
Por fim, temos que falar sobre o atendimento humanizado. Esse é um tema muito debatido na sociedade atual e nos meios médicos, sendo também uma das boas dicas para melhorar a comunicação com pacientes. Seu elemento central é tratar quem está sendo consultado como toda a empatia, paciência, respeito e delicadeza possível.
Lembre-se que quem chegou até o seu consultório, invariavelmente, será uma pessoa que possui problemas e que está ali buscando uma solução, tendo escolhido o seu profissionalismo para isso. Evite atrasos, tenha uma equipe bem treinada e conte com soluções que possam melhorar a experiência do seu público, como um bom software de gestão!
Melhorar a comunicação com pacientes pode, inclusive, ser uma excelente estratégia de marketing, fazendo com que eles recomendem seus serviços para amigos, parentes e conhecidos.
Gostou de nossas dicas para melhorar a comunicação com pacientes? Então, confira também nosso outro post com dicas para melhorar a recepção da sua clínica!