Quem pensa que o sucesso da clínica médica está ligado, unicamente, ao atendimento com o especialista está muito equivocado. O motivo é que o contato com o paciente — desde o momento de confirmar consulta até a recepção no consultório e o exame clínico — faz toda a diferença para esse tipo de serviço.
Pensando nisso, este texto explica qual é a importância de otimizar os processos em uma clínica, visando à satisfação do atendimento ao paciente e melhor operacionalidade do negócio.
Para isso, o artigo oferece dicas para confirmar a consulta médica de maneira ágil, automatizando o trabalho, usando a confirmação via SMS ou aplicativo e apostando em softwares específicos. Continue a leitura!
Por que é fundamental melhorar a confirmação de consultas na clínica?
O dia a dia em uma clínica envolve muitos processos, e qualquer erro operacional pode comprometer a satisfação do paciente. Não seria diferente, portanto, com a marcação de consultas, que é crucial para manter a produtividade da equipe e impacta a percepção do público em relação ao serviço oferecido.
Dessa forma, quanto mais rápido for o processo de marcação e confirmação de consultas, mais fácil será reter os pacientes após o atendimento especializado, contribuindo para que o público se satisfaça com o serviço médico prestado e faça visitas periódicas ao consultório para avaliar o quadro de saúde.
Afinal, como melhorar o processo de confirmação de consultas?
Para responder à questão, listamos três importantes iniciativas que ajudam a sofisticar a confirmação de consultas, com soluções automatizadas que evitam erros operacionais na rotina da clínica. Confira!
Ferramentas de calendário ou lembrete
É verdade que antigamente as clínicas usavam as agendas físicas para anotar informações pessoais e marcar o horário de atendimento dos pacientes.
No entanto, essa técnica se mostrou ultrapassada com a chegada de ferramentas digitais. Esse tipo de solução envia lembretes à recepção informando as próximas consultas e disponibiliza calendários, nos quais é possível checar horários em aberto e ver possíveis pontos de encaixe para pacientes sem agendamento prévio.
Confirmação via SMS ou app
Outra maneira de melhorar o processo de marcação de consultas é investir em aplicativos que reúnem dados pessoais dos pacientes, como o telefone e o e-mail, por meio dos quais a recepção pode enviar uma mensagem, lembrando a data e o horário da consulta.
Automatização do processo de marcação
Em todo caso, automatizar o atendimento no consultório, investindo em softwares específicos para a área clínica e de gestão hospitalar, é uma maneira de reduzir possíveis falhas operacionais, como a confusão no agendamento dos pacientes, o que tem impacto tanto na satisfação do público a ser atendido quanto no rendimento profissional.
Nesse sentido, o OnMed é um software completo para marcação e controle de consultas médicas, agilizando o processo de agendamento e acelerando a remarcação de pacientes faltantes. Além disso, a solução tecnológica, que oferece plataforma de fácil manuseio, facilita o acesso a prontuários e serve para administrar o fluxo de caixa do consultório.
Neste texto, você observou por que vale a pena investir em automatização na hora de confirmar consulta, uma vez que softwares como o OnMed conseguem minar os erros operacionais, agilizando o processo de marcação e otimizando o dia de trabalho no consultório.
Não espere mais para aumentar a produtividade no seu consultório. Entre em contato com a OnMed e saiba como melhorar o processo de confirmação de consultas!