Apesar de ser uma tática tradicional, o marketing se democratizou graças à evolução das tecnologias. A criação de estratégias digitais, que permitem a segmentação precisa de clientes, beneficia empresas de todos os portes e segmentos, incluindo as clínicas.
Como em qualquer segmento, a estratégia de marketing médico também visam a uma maior conexão com o público-alvo, ganho de autoridade e credibilidade, além da otimização dos resultados. E, embora haja semelhanças entre ele e o dos demais setores, não podemos nos esquecer de que estamos falando de uma atividade que envolve uma série de questões de ordem ética, que são determinadas pelo CFM — Conselho Federal de Medicina.
Além disso, como lida com dados pessoais e sensíveis de pessoas físicas, o marketing médico também deve levar em conta a LGPD. Neste post, vamos entender quais são os primeiros passos que você precisa dar para criar boas estratégias de marketing médico, sem desrespeitar os preceitos éticos e legais. Confira!
1. Defina os seus objetivos
A primeira coisa que você deve ter em mente na hora de definir as suas estratégias de marketing médico é o seu objetivo com esse processo. Isso porque o marketing médico também é utilizado para atrair mais clientes, aumentar a credibilidade da instituição, se aproximar dos pacientes atuais, entre outros. Após a definição dos objetivos, todas as outras etapas se tornam mais fluidas.
2. Utilize o e-mail marketing
O e-mail marketing é considerada a estratégia de marketing digital voltada para a busca de um relacionamento mais próximo com o público-alvo. Alguns pontos relevantes que precisam ser destacados em relação a ele são:
- nunca compre listas de e-mails, conquiste-as por meio de formulários em troca de conteúdos ricos;
- defina a periodicidade para os envios na ordem que haja uma evolução no conteúdo enviado;
- o e-mail marketing é uma estratégia que deve levar lead em uma direção, que pode ser a aquisição de conhecimento, evolução no funil de vendas etc.
3. Crie conteúdo de qualidade
A base do marketing digital é a produção de conteúdos de qualidade, de modo a atingir o público-alvo com a utilização de posts pagos ou atraí-los por meio de uma busca orgânica. Uma das maneiras mais tradicionais de conquistar isso é com a criação de um blog.
Diferentemente das redes sociais, esse espaço é exclusivo da instituição, que deve utilizar todo o layout de forma estratégica. Assim como no e-mail marketing, as publicações em blogs devem entregar algum valor ao leitor, guiando-o rumo a um objetivo.
4. Utilize as redes sociais
Não importa quem é o público-alvo da sua clínica, certamente ele está em uma ou mais redes sociais. Quando você consegue fazer essa identificação, tem-se um melhor direcionamento para criar conteúdos exclusivos e engajá-los ainda mais.
Um dos grandes erros cometidos nas estratégias de marketing em redes sociais é o de criar um único conteúdo e espalhá-lo em todas elas. Ao fazer isso, você estará contra a natureza de cada plataforma e não atingirá os seus objetivos — pelo contrário, gastará tempo e recursos que darão um retorno insuficiente.
O Instagram, por exemplo, é uma rede que pede uma abordagem mais visual — publique dicas visuais de saúde, informações sobre o dia a dia da clínica etc. Já o LinkedIn é uma rede mais formal e que deve receber conteúdos para esse perfil de público.
Como vimos, uma boa estratégia de marketing médico em tempos de transformação digital não pode ser feita sem o apoio da tecnologia. Sendo assim, quando a clínica conta com um sistema de gestão médico, que otimiza os processos e permite a criação de um banco de dados centralizado, ela cria estratégias mais sólidas em todas as frentes, incluindo o marketing.
Gostou do post e quer saber mais sobre como otimizar o marketing médico de sua clínica com o auxílio da tecnologia? Entre em contato conosco agora mesmo e descubra como.