Indicadores de desempenho: como saber se sua clínica está dando resultados?

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Como vai o desempenho da sua clínica? Será que o seu negócio está dando resultados?

Para saber a resposta é fundamental acompanhar os indicadores de desempenho, ou seja, as métricas que indicam em que pé está o seu estabelecimento.

Muitos gestores de clínicas e médicos deixam de acompanhar esses dados e acabam se surpreendendo de forma negativa.

Deixar de analisar o desempenho do negócio é um erro que não pode ser cometido.

Os indicadores nos ajudam a entender a saúde financeira, o rendimento, faturamento e muito mais.

O que são indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho são métricas, ou seja, números que nos ajudam a entender o sistema empresarial.

Todas as clínicas possuem clientes, parceiros de negócio, movimentação de caixa e de estoque e muitos outros aspectos relevantes.

Saber como cada uma dessas partes está se comportando é essencial.

Existem dois tipos de indicadores importantes para a área da saúde: aqueles que dizem respeito ao número de clientes, a recorrência e absenteísmo e aqueles que dizem respeito ao lado financeiro da sua clínica.

Vamos dar exemplos dos principais indicadores em que você deve ficar de olho.

 

  • Absenteísmo

 

O absenteísmo nada mais é que um padrão de comportamento, de pessoas que faltam ao seu trabalho ou compromisso, por qualquer motivo.

Trocando em miúdos, qual é a taxa de falta dos seus clientes? Quantos marcam consulta e não aparecem na clínica na hora estabelecida?

 

  • Pacientes recorrentes

 

Existem clientes que se tornam recorrentes, por estarem sempre procurando os serviços da sua clínica.

Um número elevado de clientes recorrentes revela não apenas a qualidade do serviço, mas a qualidade geral do atendimento.

Para gestores de clínicas na área da saúde, a fidelização de clientes deve ser sempre um objetivo.

Isso significa fazer com que os clientes voltem a procurar por atendimento. A conta é simples: é mais fácil e barato vender para um cliente fidelizado do que conseguir novos clientes.

 

  • Custos da clínica

 

Quais são os custos totais da sua clínica? Já parou para pensar em todos os gastos mensais?

Não estamos falando apenas do pagamento de funcionários, mas de tudo relacionado aos processos do seu estabelecimento.

Na conta devem entrar os custos fixos (aluguel, salários etc) e custos variáveis, como conta de água, energia e gastos não programados.

É fundamental saber o quanto a sua clínica está custando por mês, para saber se está sendo lucrativo ou não.

 

  • Fluxo de caixa

 

O fluxo de caixa é outro indicador importante. Ele representa tudo aquilo que está entrando e saindo.

O saldo dessa balança deve ser sempre positivo, ou seja, deve entrar mais do que sai. Caso contrário você estará pagando para trabalhar, o que é terrível para você e um grande sinal de fracasso financeiro.

 

  • Retorno sobre investimento (ROI)

 

E como saber se a sua clínica está realmente dando lucro? Isso é possível graças a um dos melhores indicadores de desempenho para a área da saúde, o Retorno sobre Investimento, também conhecido como ROI.

Trata-se da subtração entre a receita bruta e os custos.

Lembra que falamos da importância de saber o custo total da sua clínica? Agora é só pegar tudo que entrou (o lucro bruto) e subtrair o que foi gasto.

O resultado será o lucro líquido, que mostrará o retorno sobre o investimento. Quanto maior o ROI, melhor o rendimento do seu negócio.

Agora que você sabe como identificar se a sua clínica está ou não dando resultado, está na hora de colocar essas dicas em prática.

Comece a analisar os indicadores e não fique no escuro. Se os números não estiverem bons, pense estratégias para fazer a sua clínica crescer.

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