É perceptível que a telemedicina tem possibilitado que milhares de médicos realizem consultas com os seus pacientes de forma remota. Por isso, os meios de pagamento online têm ficado cada vez mais em evidência na área de saúde, trazendo mais agilidade e segurança nos processos da clínica médica.
Além disso, ao investir nessa estratégia, é possível automatizar os processos do consultório, garantindo que consiga atrair mais clientes para o seu negócio.
Quer descobrir quais os meios de pagamento online que você pode contar na área da saúde? Confira os tópicos a seguir!
Transferências
A transferência bancária é considerada uma movimentação de fundos feita entre o comprador e a organização. Esse método é muito utilizado, devido à dificuldade que algumas pessoas têm de disponibilizarem os seus dados bancários para determinados empreendimentos. Além disso, a transferência é uma forma prática e segura de receber os seus pagamentos. Mas, ela pode gerar encargos bancários quando as operações são realizadas entre bancos distintos.
Pix
O Pix é um pagamento feito de forma instantânea, em que é realizado a transferência entre contas em poucos segundos, em qualquer dia da semana e na hora que desejar. Esse método é prático, rápido e seguro. Ele pode ser feito entre conta-corrente, conta de pagamento pré-paga e conta poupança. Outra vantagem é que o Pix é gratuito para pessoa física pagadora e tem custo baixo para outros casos.
Cartão de crédito
O cartão de crédito é um dos meios de pagamento online mais utilizados nas transações online. Isso porque ele é prático e permite o parcelamento da dívida, além de ter um estorno seguro. Assim, por meio de um cartão com bandeira, uma pessoa já está apta a ter um crédito, que possibilite comprar e pagar serviços, de forma eletrônica.
Boleto
O boleto é considerado uma das maneiras mais democráticas de realizar pagamento, pois, no nosso país, milhares de pessoas não têm cartão de crédito e nem conta em banco. Dessa forma, ao disponibilizar o boleto digital, sua clínica não precisará ter gastos com impressão de papel, visto que poderá encaminhá-lo diretamente para o e-mail do paciente.
Cartão de débito
Muitas pessoas preferem utilizar o cartão de débito como meio de pagamento online. Isso porque ele permite que o valor seja debitado diretamente na conta-corrente do usuário, evitando pagamento manual e extravio de boletos, por exemplo. Quando o paciente registra o pagamento do consultório como débito automático, é possível contar com um sistema de pagamento que funciona 24 horas por dia e que ajuda a reduzir a inadimplência.
Além de investir nos meios de pagamento online, para garantir que o cliente tenha uma experiência ainda melhor, é preciso investir em outras melhorias dentro do consultório médico.
Entre elas: uso de prontuário eletrônico, marcação de consulta automatizada (via SMS e WhatsApp), suporte de atendimento humanizado, agenda de marcação de consultas descomplicada, entre outros. Mas, para garantir todos esses benefícios, é indispensável contar com software para consultórios e clínicas médicas.
Gostou das informações que apresentamos aqui? Então, não deixe de assinar nossa newsletter para receber todos os artigos em primeira mão!