Como confirmar atendimentos via WhatsApp?

O mundo anda cada vez mais tecnológico e as pessoas estão interessadas em contar com o máximo de praticidade, não perdendo tempo para a realização de ações simples do cotidiano. Empresas que anseiam pelo sucesso, portanto, precisam se adaptar à essa nova realidade. Por isso, saber como confirmar atendimentos via WhatsApp pode ser muito importante.

O recurso vem ganhando bastante espaço em todo o mundo, sobretudo em setores como a área da saúde, nos quais uma boa dinâmica de contato pode ser fundamental para reduzir o absenteísmo e promover um bom relacionamento com o paciente. Continue sua leitura e descubra como fazer isso!

O que são mensagens automáticas no WhatsApp?

As mensagens automáticas no WhatsApp nada mais são do que pequenos textos que podem ser pré-definidos pelo dono da conta, para serem enviados automaticamente em determinadas situações de contato pelo aplicativo de comunicação. No contexto de uma empresa da área de saúde, por exemplo, isso costuma ser bastante usado para o lembrete de consultas.

Dessa forma, a própria ferramenta já envia uma resposta, geralmente em um prazo estabelecido, como no dia anterior do agendamento, sendo um recurso muito interessante para trazer praticidade, reduzir o número de faltas e melhorar a experiência do público com a clínica, antes mesmo que ele esteja efetivamente presente no local.

Como funciona a confirmação automática de atendimentos?

O WhatsApp oferece diversas funcionalidades para os usuários, sobretudo na versão Business. O envio de mensagens de saudação e ausência, por exemplo. Além disso, um bom sistema, via API, pode se integrar com o WhatsApp e a agenda , possibilitando o envio automático de mensagens, tanto de lembretes quanto de confirmação dos atendimentos.

Um ponto interessante é que é possível criar modelos de textos diferentes, inclusive abordagem comercial, bem como para relembrar os compromissos agendados. Na prática, o mais comum é mandar um aviso no dia anterior, com data e horário, além de outras informações relevantes, como endereço e eventuais preparações para um procedimento. 

Quais as dicas para confirmar atendimentos via WhatsApp?

Existem algumas dicas que podem ser úteis para confirmar atendimentos via WhatsApp. Afinal, por mais que a funcionalidade seja interessante, você não obterá os melhores resultados se fizer tudo de qualquer maneira. Para potencializar os resultados das mensagens, como dissemos, é essencial que o conteúdo seja informativo, com todos os dados necessários para direcionar o paciente.

Um ponto importante é o tom de voz das comunicações, que deve estar em sintonia com a formalidade da área de saúde. Além disso, é imprescindível caprichar no português, não deixando passar nenhum erro, notadamente os mais graves. Caso contrário, isso pode prejudicar a credibilidade e a reputação da empresa no segmento.

Pronto! Agora você já sabe como confirmar atendimentos via WhatsApp. Um bom sistema de gestão pode ajudar bastante nesse sentido, sobretudo com funcionalidades como o sistema de confirmação via WhatsApp, no qual o paciente recebe uma mensagem com dois botões, para confirmar ou desmarcar, mudando automaticamente o status na agenda.

Gostou de aprender como confirmar atendimentos via WhatsApp? Então, não deixe de entrar em contato conosco para conhecer a nossa solução!