Investir em um bom relacionamento com o paciente é um cuidado indispensável para melhorar a experiência das pessoas na recepção da sua clínica médica. Dessa forma, você oferece um atendimento de qualidade a todos que frequentam o consultório.
A partir disso, os pacientes tendem a recomendar os serviços oferecidos para outras pessoas, tornando sua clínica referência na região. Quer descobrir como melhorar a experiência do paciente na recepção da sua clínica médica? Então, confira as dicas a seguir. Boa leitura!
Ofereça um atendimento humanizado
Para ter um atendimento humanizado, você e todos os profissionais da clínica devem colocar o paciente em primeiro lugar. Isso significa que é preciso compreender o que ele está sentindo e quais são suas necessidades em determinado momento.
Para alcançar esse objetivo, é necessário demonstrar empatia de diversas formas. Por exemplo, estabeleça uma escuta ativa e trabalhe o contato visual. Podem parecer detalhes, mas são posturas que transmitem mais segurança aos pacientes, deixando-os mais confiantes com os procedimentos realizados no consultório.
Invista em uma boa estrutura
Contar com uma boa estrutura na recepção da sua clínica médica é uma estratégia indispensável para cativar os pacientes e fazer com que eles voltem. Veja, logo abaixo, algumas dicas que podem ajudar.
- invista na iluminação natural;
- use plantas para deixar o ambiente mais acolhedor;
- incorpore uma paleta de cores neutras e claras para trazer maior conforto visual;
- deixe o ambiente bem arejado, com um clima agradável, para cada estação do ano;
- use peças artísticas para dar mais personalidade ao local.
Outra dica é colocar uma rede Wi-fi para que os clientes mais conectados consigam se distrair enquanto aguardam o atendimento. Além disso, é importante investir em cadeiras confortáveis e acessíveis para que todos se sintam bem acomodados.
Faça uso da tecnologia
Quem trabalha na recepção costuma ter uma rotina corrida. Os profissionais precisam dar conta de diversas demandas ao mesmo tempo, como agendamento de consultas, atendimento e conversa com fornecedores.
Diante dessa situação, a recomendação é usar a tecnologia para otimizar os processos do dia a dia. É possível, por exemplo, contar com a ajuda de um software médio que ofereça a função de agenda online. Isso permite que os pacientes agendem suas consultas por um aplicativo, de maneira simples e prática.
Por meio de SMS e e-mail, também é possível fazer o envio automatizado da confirmação do atendimento e dos horários de exames. Assim, sua gestão consegue evitar imprevistos, além de fazer com que o trabalho da recepção seja mais ágil.
Mantenha o ambiente limpo e organizado
Deixar o ambiente limpo e organizado é fundamental para melhorar a experiência do paciente. Essa é uma maneira de demonstrar que a clínica segue um padrão de higienização, que se preocupa com a saúde e bem-estar de todos inseridos no local.
Certifique-se de que o álcool em gel está disponível e ao alcance de todos, mantenha os banheiros limpos, coloque as cadeiras e demais objetivos no seu devido lugar. Com esses pequenos detalhes, a clínica consegue passar uma boa impressão e auxiliar os funcionários a ter uma melhor produtividade.
Para melhorar a experiência do paciente na recepção da clínica médica, não deixe de seguir todas as dicas que apresentamos ao longo do artigo, principalmente no que diz respeito ao uso da tecnologia. Invista em um software médico de qualidade e seguro. Essa é a melhor forma de deixar os clientes satisfeitos com os serviços prestados pelo consultório.
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