Ter redes sociais para médicos é indispensável para a clínica e demais negócios que desejam crescer. Isso porque o marketing ajuda os profissionais da área de saúde na captação dos clientes certos, ou seja, aqueles que têm o perfil da sua empresa. Tudo isso é possível graças aos conteúdos ricos que são postados nas mídias digitais, que tiram as dúvidas do público-alvo sobre diversos temas da sua especialidade.
Quer entender melhor sobre as redes sociais para médicos? Então, continue a leitura deste artigo!
Confira como e porque utilizar as redes sociais para prospecção de pacientes
As redes sociais para médicos estão cada vez mais em alta quando se fala em prospectar clientes. Pensando nisso, separamos para você algumas dicas de como usá-las da melhor forma possível. Confira!
Tome cuidado com a sensibilidade do conteúdo
Na hora de divulgar os conteúdos, é importante ter atenção às imagens sensíveis, como doenças e cirurgias, visto que elas podem passar uma impressão negativa para o seu público. Além disso, esses conteúdos visuais costumam ser censurados devido aos termos de uso das plataformas digitais.
Torne o conteúdo mais educativo
Os conteúdos publicados nas redes sociais devem ser educativos. Ou seja, o seu objetivo deve ser ajudar as pessoas a tirarem as dúvidas sobre os mais diversos temas da área de saúde, conforme sua especialidade. Os assuntos abordados podem promover, por exemplo, campanhas de prevenção, cuidados e vacinação. Mas lembre-se: isso jamais deve substituir uma consulta.
Invista em interação
As redes sociais também são uma ótima forma de contribuir para uma melhor interação entre os médicos e os seus pacientes. Isso porque, por meio da divulgação das informações, é possível dar uma atenção mais humanizada aos usuários das plataformas digitais. Isso faz com que eles sintam mais confiança no seu trabalho e passem a interagir com você pelos comentários de suas postagens.
Além disso, é preciso tomar alguns cuidados sobre o que deve ser colocado nos anúncios médicos, segundo o código de ética da profissão. Veja:
- nome do médico;
- número de inscrição no Conselho Federal de Medicina (CFM);
- regional de medicina (CFM);
- área de atuação e/ou especialidade, quando for registrada no Conselho;
- número de registro do especialista (RQE).
Veja quais as melhores redes sociais para médicos
Para que suas estratégias de marketing digital deem certo, é preciso investir nas melhores redes sociais. Confira algumas delas, a seguir!
- Instagram: essa rede social é bastante visual e consegue aproximar marcas e empreendedores dos seus clientes. Para isso, invista em imagens de boa qualidade e hashtags que ajudem a aumentar a visualização das postagens;
- Facebook: essa plataforma é fundamental para criar autoridade e engajamento dos seguidores. Ela permite a publicação em vários formatos, como compartilhamento de imagens, textos e artigos;
- YouTube: cada vez mais as pessoas optam por assistir a vídeos, e essa plataforma permite a praticidade desse consumo aos usuários. Dessa forma, você pode criar um canal no YouTube e divulgar conteúdos de saúde para o seu público-alvo;
- LinkedIn: nessa rede social, é possível não só ampliar a rede de contatos, mas também fazer networking, publicar artigos e entrar em grupos da sua área. Com postagem de artigos, por exemplo, você consegue construir uma autoridade digital em sua área de atuação.
Além das redes sociais para médicos, você também pode investir em outras estratégias de mídias digitais que façam aumentar o número de pacientes. Entre elas: e-mail marketing, marketing de conteúdo e softwares de gestão. Esse último permite que todos os processos de sua clínica médica sejam automatizados, desde marcação de consulta até os resultados dos exames e diagnósticos. Assim, é possível garantir uma maior satisfação dos pacientes e fazer com que eles recomendem o seus serviços para outras pessoas.
E você, já usa as redes sociais na sua estratégia de marketing? Deixe o seu comentário abaixo, pois queremos saber sua opinião!