A legislação brasileira garante aos pacientes o direito ao retorno de consulta médica para apresentar exames que ajudarão no diagnóstico. Essa nova ida ao médico não é cobrada, uma vez que o profissional precisa de maiores detalhes para descobrir o que está atrapalhando a saúde do paciente.
Esse cuidado é necessário para que haja um acompanhamento de acordo com o tempo estipulado pelo médico. Contudo, nem todo atendimento após uma consulta é um retorno, existem características que configuram esses casos. Por isso, trouxemos neste post mais detalhes sobre o retorno de consulta. Acompanhe a leitura!
Entenda a importância do acompanhamento médico
O acompanhamento médico é um cuidado primordial para uma avaliação adequada da saúde do paciente. Mediante exames clínicos e laboratoriais, pode-se prevenir e diagnosticar doenças de diversos tipos, considerando dados como idade, gênero, hábitos e históricos individuais e familiares.
Muitas vezes é preciso realizar retornos, o que é muito benéfico para ambas as partes, porque cria um vínculo de confiança entre médico e paciente, além de proporcionar um compartilhamento de informações que deve ser transparente entre os dois. Isso cria um relacionamento mais seguro, de forma que o médico pode oferecer um bom diagnóstico, bem como um plano de tratamento assertivo.
Veja a diferença entre consulta médica e retorno de consulta
Quando um paciente vai ao consultório por que está com um problema de saúde, isso caracteriza uma consulta em que o médico faz anamnese, exames físicos ou solicita algum laboratorial para fechar uma análise e prescrever o melhor tratamento.
Segundo a Resolução 1.958 do Conselho Federal de Medicina, se houver impossibilidade de concluir um diagnóstico na primeira consulta, o paciente tem direito a um retorno não cobrado. Apesar disso, se precisar de outras avaliações o médico e paciente podem entrar em acordo sobre as cobranças ou não delas e dos seus prazos. Todavia, se ele precisar de voltar com outra queixa, sintomas ou doença será cobrada nova consulta.
Por exemplo, se na primeira ida o paciente estava com dores nos tendões da mão, e foi preciso fazer uma radiografia para verificar uma tendinite, quando retornar para mostrar o exame, ele não pagará por isso. No entanto, para uma próxima reclamação de dor de garganta, será outra consulta.
Confira a relevância da tecnologia para o controle das consultas
Os retornos das consultas devem ser bem analisados para não gerar prejuízos ao profissional e ao fluxo de caixa da clínica. Sendo assim, dentro da agenda, encaixe os pacientes que vão mostrar exames nos chamados “buracos” entre uma consulta e outra. Dessa maneira, o retorno não atrapalha a produtividade, mantém a agenda cheia ou nem gera algum prejuízo financeiro.
Outra dica é utilizar a tecnologia, como um software para gestão de clínica médica e consultórios. Essa ferramenta proporciona uma análise financeira para a clínica, pois organiza o fluxo de caixa, traz previsão do faturamento e despesas, controla os agendamentos e faltas, envia lembretes aos pacientes das consultas, entre demais tarefas.
Como vimos, o retorno de consulta é um direito do paciente, e o médico precisa ficar atento para que o volume não comprometa suas finanças. Por isso, é relevante investir em uma plataforma customizada, com ferramentas que atendam suas necessidades, para você fazer um controle diário eficaz.
Já experimentou um sistema desse tipo? Conte-nos como foi sua experiência. Se ainda não experimentou, o que está esperando para fazer esse investimento? Comente aqui!