Como melhorar a relação com seus pacientes

Como vai a relação médico paciente no seu consultório?

É comum que o paciente passe mais tempo na pré-consulta, no agendamento e na espera para o dia da consulta, do que na consulta propriamente dita. Isso pode causar uma má impressão no paciente.

Apesar da rotina do consultório ser agitada, sempre com a agenda lotada, o médico não pode esquecer de fazer uma boa consulta com o paciente, buscando a fundo o problema, examinando-o para identificar o problema, sem cometer erros.

Vamos ver algumas dicas de como melhorar essa relação:

1 – Postura e respeito

Mantenha a postura profissional durante a consulta, aproveite o tempo para saber o que aflige o paciente, quais as dores e qual o melhor tratamento para ele. Trate-o com o máximo de respeito e peça para que sua equipe faça o mesmo. Chame-o pelo nome, saiba os limites, assim cria-se um ambiente mais harmonioso para receber os pacientes.

2 – Escute o paciente

Ouça as queixas do paciente com atenção para fazer um bom diagnóstico, faça as perguntas necessárias, se concentre nas respostas, seja claro e objetivo ao dar o diagnóstico e tire todas as dúvidas sobre o problema ou sobre o tratamento.

3 – Crie laços de relacionamento

O paciente e o médico, devem ser amigos. Seu relacionamento deve ir além do consultório. Mostre aos seus pacientes que você se importa com eles. Pequenos gestos podem demonstrar isso, como um cartão de aniversário, de Natal ou em datas comemorativas, se possível, o ideal é ligar perguntando como o paciente está se sentindo em relação ao tratamento e se está sendo eficiente. São formas simples de melhorar essa relação.

4 – Agendamento

O primeiro contato que o paciente tem com o seu consultório é no momento de marcar uma consulta ou exame, por isso, é importantíssimo que esse contato seja feito com qualidade.

Sua equipe deverá atender bem quem entra na clínica, oferecendo um serviço objetivo, ágil e sem conversas paralelas enquanto atende ao cliente. Lembre-se: ninguém vai ao médico sem motivo e se estão ali é porque algo não vai bem.

Assim, sua equipe deve se colocar no lugar do paciente, lembrar que ele tem uma rotina e que encaixar uma consulta médica em meio a tantos compromisso é algo que irá atrapalhar, pense que o tempo do seu paciente é valioso. Sabendo disso, é preciso entender que o paciente não pode perder tempo, ele deseja ser atendido o quanto antes. Só assim será possível fazer um bom atendimento.

5 – Cumpra os horários

Não tem nada mais chato do que ficar esperando. Ainda mais quando se está sentido alguma dor, a sensação é de que a espera se torna prolongada. Por isso, evite grandes atrasos, se acontecer, explique o motivo ao paciente e peça suas sinceras desculpas.

Os médicos são profissionais embasados no conhecimento científico de uma ciência exata, eles lidam todos os dias com a realidade humana, por isso, o médico deve ter uma relação com seu paciente, baseada na confiança, humanização e sinceridade. Essas dicas são ótimas opções para te ajudar a melhorar a relação com seus pacientes, que tal colocá-las em prática?