Chatbots em clínicas: funciona?

A tecnologia é uma área que está presente em todos os campos, inclusive nas clínicas médicas.

A todo momento surgem novos e promissores aparatos que prometem facilitar nosso dia a dia, seja no campo pessoal ou no profissional.

A mais recente novidade são os chatbots, que trazem a promessa de facilitar o trabalho das clínicas e oferecer aos pacientes e clientes uma melhor experiência.

Vamos entender um pouco melhor sobre o que são, como funciona e quais os benefícios dos chatbots?

Confira!

O que são os chatbots?

Chatbots nada mais é do que uma ferramenta que intermedia as mensagens entre o cliente e o estabelecimento.

Esta ferramenta se adapta de acordo com a atividade da empresa.

Pode ser usado para oferecer auxílio básico aos usuários ao acessar o site da sua clínica, como tirar dúvidas.

E quando a necessidade da clínica é avançada, é utilizada inteligência artificial para os atendimentos.

A inteligência artificial observa e aprende com exemplos de atendimentos previamente realizados, podendo assim adquirir autonomia para lidar com os clientes.

Além disso, integra todos os sistemas da empresa, otimizando o atendimento.

Como usá-los em sua clínica?

Adotar chatbots para atuar na sua clínica pode ser o diferencial que o seu negócio precisa para otimizar o atendimento aos clientes.

Os chatbots podem atuar desde o atendimento aos clientes até a geração de leads para o seu empreendimento.

Basicamente, esta ferramenta pode ser aplicada em clínicas com três finalidades diferentes. São elas:

Melhorar a relação com o cliente

Ao conversar num simples bate-papo com os pacientes da sua clínica, os chatbots podem ajudar, de forma muito eficiente, a identificar os sintomas apresentados e encaminhar para o médico especialista disponível.

Mais que isso, o chatbot pode atuar com autonomia suficiente que o permita marcar consultas, tirar as dúvidas mais comuns e sugerir um atendimento diferenciado, se for o caso.

Pesquisas de satisfação

Os chatbots podem interagir de forma leve e clara com os cliente e pacientes. Assim, esses pacientes se sentirão muito mais inclinados a responder um questionário de satisfação gerado pelos chatbots.

A partir dos questionários os chatbots conseguem captar dados que serão úteis para formulação de porcentagens de satisfação e insatisfação dos usuários da clínica.

Gerar leads

A relação amigável que o chatbot constróis com os visitantes do site da sua clínica pode ser usada para captação de leads.

Através do chatbot, o visitante pode informar dados de contato, além de interagir e permanecer por mais tempo no site.

Com os dados em mãos, os funcionários responsáveis pela captação e conversão de leads terão como entrar em contato com esses visitantes.

Dessa forma, a chance de sua clínica ter novos clientes é muito mais favorável.

Usar chatbot funciona? Quais são os benefícios?

São muitos os benefícios que sua clínica usufrui ao utilizar chatbots. Alguns deles são:

  • Melhora no relacionamento com o cliente
  • Melhora na qualidade do atendimento
  • Construção de uma base de dados integrada e sólida
  • Otimização de processos

Além de todos esses benefícios, o chatbot pode ser adaptado à realidade da sua clínica, dando uma personalidade ao atendimento.

Gostou de saber mais sobre os chatbots?

Que tal investir agora mesmo nessa ferramenta para sua clínica? Não deixe para depois as melhorias que você pode fazer agora!

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